Boulangerie de France apresenta receita de Sopa de Cebola Francesa

1 - Cebolas

Iguaria une aroma, sabor e benefícios para a saúde

Para quem aprecia o savoir-vivre francês uma dica é a sopa de cebola. Especialidade tradicional da culinária da França, o prato data do século 18, e é uma das iguarias mais famosas e apreciadas do mundo, sendo uma ótima pedida para dias e noites mais fresquinhos. A opção pode ser servida como entrada ou prato principal.

A receita consiste em fritar em azeite de oliva rodelas muito finas de cebola, até caramelizar. Em seguida, acrescenta-se caldo de carne e farinha de trigo, cozinhando tudo até obter uma base cremosa. Quando a sopa está pronta, cobre-se com fatias de pão e queijo gruvere ralado para gratinar, dando aroma e corpo ao prato final.

2 - CebolasCozidas

Com sabor rico e textura macia, o prato traz importantes benefícios para a saúde. Isso porque a cebola, base da receita, é um alimento capaz de auxiliar no funcionamento dos rins, no tratamento de doenças do fígado e vesícula biliar e na eliminação de gases. Além de atuar diretamente no estímulo da atividade gástrica, contribui para o tratamento do diabetes, desintoxicação do organismo, na produção do bom colesterol (HDL) sendo também fonte de vitamina C.

7 - Pronta2

Especialistas em gastronomia apontam que além da cebola, um dos ingredientes que deixam o prato ainda mais saboroso é o pão. Com um cardápio consolidado, a Boulangerie de France, que aposta na cultura francesa e nas delícias parisienses, indica o pão italiano.
Com miolo macio e aerado, o pão italiano tem sabor levemente ácido e traz casca mais firme que os demais, resultante de seu longo processo de fermentação. “Para esta sopa, o pão italiano é ideal porque fica crocante por fora e mantém a consistência suave mesmo depois de ser gratinado”, complementa Cristina Quinan, idealizadora da Boulangerie de France.

3 - Caldo

Confira a receita:
*Fonte: Gourmet a Dois

Sopa de Cebola Francesa

Ingredientes
5 unidades de cebola fatiada
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
8 xícaras de caldo de carne ou caldo de galinha
1/2 xícara de vinho madeira ou vinho do porto sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras de queijo gruyere Fatias de pão

Modo de preparo
1 – Pique as cebolas em meia lua
2 – Em uma panela quente, junte o azeite e as cebolas. Misture e feche a panela.
3 – Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos
4 – Retire a tampa, aumente o fogo, junte o sal, açúcar e frite as cebolas por 30 minutos ou até elas atingirem um tom dourado escuro. Mexendo sempre
5 – Junte a farinha e cozinhe por 3 minutos
6 – Adicione o caldo, o vinho, pimenta do reino e mexa
7 – Cozinhe por 30 minutos
8 – Acerte o sal
9 – Coloque a sopa em potes de cerâmica, cubra com as fatias de pão e o queijo e asse por 20 minutos em forno alto

Compartilhe....
Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email

Vandin Duarte Autor

"Compartilhando os trem do Goianísmo para o mundo"

Faça seu comentário