fbpx

Governo apresenta produções especiais sobre cinco goianas de destaque na cultura

Regina Lacerda e Nice Monteiro Daher, poetisa Cora Coralina, artista e pintora Goiandira do Couto e pianista Belkiss Spenzieri


 Vídeos sobre escritoras Regina Lacerda e Nice Monteiro Daher, poetisa Cora Coralina, artista e pintora Goiandira do Couto e pianista Belkiss Spenzieri serão divulgados semanalmente nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura durante o mês de março. Homenagem será feita por meio do Museu da Imagem e do Som

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), preparou uma programação especial para homenagear as mulheres durante o mês de março. A homenagem será feita por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que selecionou cinco produções especiais sobre mulheres que marcaram a história do Estado: a escritora Regina Lacerda, a poetisa Cora Coralina, a artista e pintora Goiandira do Couto, a pianista Belkiss Spenzieri e a escritora Nice Monteiro Daher.

Os vídeos serão postados semanalmente nas redes sociais e no canal do Youtube da Secult Goiás e fazem parte das comemorações pelo Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

A superintende do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, Tânia Mendonça, explicou como a equipe selecionou as homenageadas. “Essas mulheres fortes e sensíveis, determinadas e conciliadoras, talentosas e ousadas para o tempo delas, foram escolhidas porque tão bem representam tantas outras goianas do passado e do presente, que merecem a homenagem da Secult Goiás neste mês dedicado à mulher”.

Todas as produções foram resgatadas do arquivo do MIS e, segundo Tânia, as próprias artistas fizeram parte da história do museu, como Belkiss, que foi grande incentivadora do local, doando itens preciosos do seu acervo, além de sempre acreditar e respaldar os projetos da unidade.

A superintende explica também que a publicação dos vídeos tem um sentimento e importância ainda maior devido ao atual momento em que vivemos. “Neste momento de reclusão, de confinamento, é preciso que a fé, o talento, a sensibilidade e a determinação sejam exercitadas intensamente por homens e mulheres. E essas mulheres exercitaram, cada uma à sua maneira, e à sua época, a prática da fé, do talento e da determinação nas suas trajetórias”, declarou.

Tânia Mendonça também deixa um recado para as mulheres que fazem cultura em Goiás. “Persistam no caminho guiado pelas suas vocações e seus talentos. Superem as mudanças de rumo e renasçam todos os dias. São atos de fé, coragem e esperança, assim como os praticados por essas cinco mulheres exemplares, que temos o privilégio de homenagear neste momento.

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF