Passeio das Águas Shopping recebe projetos de Artesanato na Loja Colaborativa durante o mês de Maio

Espaço recebe mensalmente instituições e ONGs para promover e incentivar o trabalho artesanal
O artesanato goiano está intimamente ligado com a história e a cultura do Estado e tem sido fonte de renda para muitas comunidades. Por aqui, artistas aproveitam a biodiversidade do cerrado para movimentarem a economia criativa. Durante o mês de maio, a Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping vai receber seis instituições do Projeto Goiás Original, que produzem artigos artesanais em cerâmica, fibras e fios, eco design, mineral e bordado, para exposição e venda de seus trabalhos.
Participam desta temporada os artigos em cerâmica da Associação Adelino de Carvalho, o Eco Design de Sherol Corrêa Vinhas Lima e os trabalhos em fibra das artesãs Ivanilde Reis de Nascimento e Maria de Fátima Dutra Bastos. Além deles, também serão expostos os artesanatos em pedras e minerais da Associação dos Artesãos de Cristalina, e o encantadores bordados do projeto social de Milena Curado de Barros. Os produtos podem ser conferidos e adquiridos no shopping de 02 a 29 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.
Formação cultural em Cerâmicas
Entre os projetos colaborativos deste mês está o da Associação Adelino de Carvalho que, há mais de 50 anos, contribui para a formação integral de adolescentes de baixa renda e também para a formação da cultura da cerâmica e do artesanato no interior de Goiás. A Associação é uma entidade de educação, assistência, promoção social e formação profissional em cerâmicas. Foi criada por um grupo de voluntários que perceberam a necessidade de realizar uma atividade educacional com crianças e jovens carentes da região sul do Estado. Além disso, a instituição promove atividades artístico-culturais de desenho, reciclagem, canto e grupo de percussão, aulas de violão e outras atividades musicais para formação de uma orquestra com os alunos inseridos no projeto.
Eco Design Sustentável
Outra novidade da Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping será as biojóias da artesã e ecodesign profissional Sherol Corrêa. Há mais de 10 anos, a especialista em trabalhos manuais, investiu no reaproveitamento de materiais para o desenvolvimento de brincos, colares, adornos, acessórios de moda e artigos de decoração. De forma sustentável, a artesã utiliza como matéria-prima garrafas pets, CD’s, latinhas de alumínio e cacos de vidros fornecidos por cooperativas de reciclagens.
Artefatos luxuosos em fibras artesanais
A exímia artesã Ivanilde Reis de Nascimento tem uma maneira elegante e singela de representar a arte sacra com elementos da natureza. Para a Loja Colaborativa levará mandalas, terços, crucifixos e arranjos florais basicamente feitos de fibras naturais, madeira de buriti, folhas e flores secas do cerrado. Suas habilidades artesanais transformam artefatos religiosos em belos itens decorativos.
Outra artesã que utiliza fibras naturais para criar obras de arte é Maria de Fátima Dutra. Fatinha, como é conhecida, é uma legítima representante da cultura popular de Goiás. Celebrada no Brasil e premiada no exterior pelas suas habilidades artesanais, a artista goiana encontrou na palha de milho, nas fibras da bananeira, em buchas naturais, cabaças, sementes, flores secas e outras matérias-primas do cerrado a melhor expressão para sua arte, traduzida em esculturas sacras e natalinas. Sua primorosa também estará disponível na Loja Colaborativa durante o mês de maio.
Artesanato Mineral de Cristalina
Pedras, rochas e cristais da região de Cristalina em Goiás sustentam economicamente a Associação dos Artesãos de Cristalina, que utilizam os minerais como matéria-prima para confecção de obras de arte. O artesanato cristalinense é rico e significativo, capazes de trazer à memória um pouco do que a biodiversidade do Cerrado nos oferece. Quem aprecia trabalhos artesanais feitos com pedras, poderão conferir de perto os trabalhos da Associação na Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping.
 
Bordando Cidadania
A artesã Milena Curado há 9 anos resolveu resgatar a prática antiga do Bordado para capacitar mulheres carcerárias da Cidade de Goiás. Através do poder transformador da arte e da cultura brasileira para humanização, profissionalização e ressignificação da cidadania, Milena criou este o projeto “Cabocla – Bordando Cidadania”, onde as mulheres desenvolvem peças de vestuário e decoração com alto valor agregado. Este lindo trabalho de arte, moda e artesanato mostra o poder transformador da economia criativa aliado a um projeto social. As peças confeccionadas também estarão disponíveis no shopping.

Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping
Data: De 2 a 29 de Maio
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h
Local: Em frente à loja da Vivara do Passeio das Águas
Compartilhe....
Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email

Vandin Duarte Autor

"Compartilhando os trem do Goianísmo para o mundo"

Faça seu comentário