Festival Love S.A alerta sobre situação da Escola Municipal GO-04

Evento promove ação social para construção de biblioteca para os alunos, mas a instituição possui outras necessidades urgentes

No próximo dia 14 de outubro, acontece a 2ª edição do Festival Love S.A em Goiânia, cuja essência do evento, que significa “Social Action”, é mesclar o entretenimento com a responsabilidade social. A novidade dessa edição é arrecadar livros para a construção de uma biblioteca na Escola Municipal GO-04, localizado na zona rural do Recreio dos Bandeirantes, saída pra Inhumas (divisa entre Goiânia e Goianira). A cada ingresso, 1 livro doado.

Essa iniciativa do festival chamou atenção para a real situação da escola. A instituição existe desde 1978, mantida pela prefeitura de Goiânia, mas fica em um lugar isolado, onde qualquer acesso à educação e à rede de informação está bem restrito.

A Escola Municipal GO-04 oferece estudos em tempo integral, de ensino fundamental “multiseriados”: ciclo 1 (alunos de 6 a 8 anos) e clico 2 (alunos de 9 a 12 anos), com atividades proposta pela rede municipal de ensino. As crianças que cercam a região da escola moram em chácaras, com recursos e conhecimentos bem limitados. Os alunos possuem um contato com o básico de informação que conseguem através da televisão ou do rádio.

Carla De Paula Mota trabalha na escola há 4 anos e há 1 e meio é diretora da instituição. Ela afirma que a iniciativa do festival de arrecadar livros para construir uma biblioteca vai ajudar não só os estudos dos alunos, como toda a comunidade.

“Nessa região onde se localiza a escola é de fundamental importância uma biblioteca, pois seria um ambiente a mais para os alunos buscarem informações, realizarem suas pesquisas. Além disso, a biblioteca atenderia não somente os alunos da escola, como também as crianças da região que necessitam de um espaço literário para estudos.”, afirmou a diretora.

Com muita dificuldade, a escola hoje consegue atender 58 estudantes. Mas a capacidade máxima real é de apernas 50. De acordo com Carla, a procura por vagas na instituição é imensa e precisa de reforma e ampliação. De acordo com ela, há casos de crianças na região que nunca frequentaram a escola e, inclusive, algumas denúncias de abusos.

“A escola necessita urgente de mais duas salas de aulas e ampliação dos banheiros para receber novos alunos. Há uma procura muito grande por vagas, pois é a única escola em tempo integral na região”, alerta Carla.

De acordo com a produtora do Festival Love S.A., Katty Freakz, o evento pretende mobilizar outras pessoas a colaborarem com doações, inclusive financeira, para ampliação da escola, além da arrecadação de livros. Katty lembra que na primeira edição do projeto, o festival ajudou artistas de rua, mas nessa edição a demanda é mais urgente. “O amor é Colab e o festival quer sensibilizar as pessoas para as questões sociais que necessitam de nossa colaboração. Vamos agitar Goiânia com muita música, literatura, artes visuais, mas principalmente AMOR através dessa ação social”, comentou a produtora.

Nesta segunda edição, o Festival Love S.A. traz para a capital goiana o cantor Marcelo D2, além do coletivo de rappers goianos Wu-Kazulo, bandas de rock independentes e Djs.

Compartilhe....
Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email

Vandin Duarte Autor

"Compartilhando os trem do Goianísmo para o mundo"

Faça seu comentário