Exposição mostra evolução das bicicletas ao longo de dois séculos - ENQUANTO ISSO EM GOIÁS
Home / Entretenimento / Exposição mostra evolução das bicicletas ao longo de dois séculos

Exposição mostra evolução das bicicletas ao longo de dois séculos

Modelos antigos e novos ficam expostos no Portal Shopping, em Goiânia.
Exibição revela como veículo passou por modificações durante os anos.

bicicletas

Uma exposição realizada no Portal Shopping, em Goiânia, conta a história das bicicletas ao longo dos anos, mostrando peças que revelam como o meio de transporte evoluiu e se modificou. Existem modelos de diferentes tamanhos e estilos, entre eles, alguns com mais de 200 anos e também os lançamentos mais modernos. O evento vai até domingo (9) e a entrada é franca.

O modelo mais antigo da exposição é um velocípede de 1892 que tem a roda dianteira muito maior do que a traseira, um banco alto, sem local para apoio ou freio. O item veio da Inglaterra e causa estranhamento nos dias atuais.

O mecânico Leverson Braga esteve na exposição e acredita que seria difícil subir no veículo. “Pra subir nela, meio alto né? Fica complicado”, afirmou.

O motorista João José parou para olhar o modelo e não conseguiu entender como o ciclista parava o veículo na época. “Cadê o freio? Rodando aqui, como que para? No barranco?”, questionou.

Para que o ciclista conseguisse parar esse velocípede era necessário pedalar para trás. Caso fosse necessário parar no meio do caminho era preciso se apoiar em um poste ou algo parecido. Caso contrário, o condutor corria o risco de cair, já que não conseguiria apoiar os pés no chão sem descer do velocípede.

A mostra também exibe um modelo dos Estados Unidos, de 1922, que é uma das primeiras bicicletas ergométricas movidas à eletricidade. O item era usado na recuperação de pessoas com dificuldade para andar.

Também é possível encontrar na exposição um modelo de 1940, de São Paulo (SP). Na época as bicicletas tinham placa e um farol que funcionava com um dínamo. O diretor da Liga Goiana de Ciclismo, Tonny Magalhães, explica que o mecanismo era acionado por uma trava.

“Nesse modelo tem um dínamo e uma trava que ficava encostando na roda. Quando a pessoa necessitava de uma claridade ligava. Quanto maior a velocidade, maior era a intensidade do farol”, afirmou.

Magalhães contou que muitos avanços realizados nas bicicletas inspiraram mudanças em outros meios de transporte. “Hoje já temos bicicletas com câmbios eletrônicos, desenvolvimento em titânio, carbono. Então toda a engenharia da bicicleta é o que abastece o mercado de veículos”, disse.

Exposição de Bicicletas Antigas
Data: até domingo (9)
Horário: das 10h às 22h
Local: Portal Shopping (Av. Anhanguera, Bairro Capuava, Goiânia)
Entrada gratuita

 

Enquanto isso...

Show de Milton Nascimento tem ingressos esgotados no Flamboyant In Concert

Projeto com patrocínio Caixa Elo, Claro e Unimed Goiânia tem início nesta terça com show da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *