Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega com exclusividade ao Flamboyant

Cinema sensorial 4D faz parte do evento Conexão Estação Natureza, que usa a tecnologia para mostrar a biodiversidade dos ambientes naturais do país

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8543

Entre os dias 4 e 18 de maio, o Flamboyant Shopping Center será palco para uma exposição interativa, a Conexão Estação Natureza. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil. A programação com entrada franca para todas as idades, incluindo acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, associa recursos tecnológicos a conteúdos sobre a biodiversidade brasileira.

Como destaque, na Praça da Cúpula, piso 1 do shopping, o público poderá conferir, através da tecnologia, diversos ambientes naturais brasileiros, com a proposta de aproximar a natureza ao dia a dia das pessoas. Entre as atrações que integram a exposição, duas chamam a atenção: o cinema sensorial 4D e os óculos de realidade virtual.

No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de mil e trezentos quilômetros da capital goiana.

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8597

A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos: um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro o game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.

Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.

Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas ”inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8630

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8737

Atendimento às escolas
A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Flamboyant Shopping no telefone de contato (62) 3546 2068.

Conexão Estação Natureza
De 4 a 18 de maio
Local: Flamboyant Shopping Center – Praça da Cúpula – Piso 1
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, n° 3.300, Setor Jardim Goiás
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Compartilhe....
Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email

Vandin Duarte Autor

"Compartilhando os trem do Goianísmo para o mundo"

Faça seu comentário