Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega com exclusividade ao Flamboyant - ENQUANTO ISSO EM GOIÁS
Home / Entretenimento / Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega com exclusividade ao Flamboyant

Exposição tecnológica sobre natureza brasileira chega com exclusividade ao Flamboyant

Cinema sensorial 4D faz parte do evento Conexão Estação Natureza, que usa a tecnologia para mostrar a biodiversidade dos ambientes naturais do país

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8543

Entre os dias 4 e 18 de maio, o Flamboyant Shopping Center será palco para uma exposição interativa, a Conexão Estação Natureza. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil. A programação com entrada franca para todas as idades, incluindo acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, associa recursos tecnológicos a conteúdos sobre a biodiversidade brasileira.

Como destaque, na Praça da Cúpula, piso 1 do shopping, o público poderá conferir, através da tecnologia, diversos ambientes naturais brasileiros, com a proposta de aproximar a natureza ao dia a dia das pessoas. Entre as atrações que integram a exposição, duas chamam a atenção: o cinema sensorial 4D e os óculos de realidade virtual.

No cinema, que conta com seis telas dispostas em 360º, os visitantes assistem a um vídeo sobre a natureza brasileira, recebendo estímulos sensoriais, como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada no litoral do Paraná, distante cerca de mil e trezentos quilômetros da capital goiana.

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8597

A exposição também possui uma parte voltada para jogos interativos: um deles usa como plataforma o ‘kinect’, a partir da qual se pode jogar, sem o uso de controles, um game sobre ‘serviços ambientais’ prestados pela natureza, como água, alimentos e oxigênio, entre outros. Em outro o game, a tecnologia utilizada é a ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases sobre as mudanças climáticas.

Também foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia virtual das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Em telas touch são apresentadas informações sobre fauna, flora, além de aspectos culturais dos habitantes.

Para conscientizar os visitantes sobre a questão climática e o uso de combustíveis fósseis, a exposição disponibiliza três bicicletas ”inteligentes”. Ao serem pedaladas, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) durante a pedalada, além da quantidade de Gases de Efeito Estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8630

foto Conexão Estação Natureza- Foto MilaMaluhy -8737

Atendimento às escolas
A Conexão Estação Natureza mantém visitas guiadas especialmente para as escolas da região interessadas em levar seus alunos a conhecer a exposição. As visitas acontecem nos períodos da manhã e da tarde. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Flamboyant Shopping no telefone de contato (62) 3546 2068.

Conexão Estação Natureza
De 4 a 18 de maio
Local: Flamboyant Shopping Center – Praça da Cúpula – Piso 1
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, n° 3.300, Setor Jardim Goiás
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Enquanto isso...

Campanha na internet busca doações para ajudar bebê em Catalão

Luísa foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal 1, doença rara que afeta a musculatura. Luisa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *