Goiânia recebe apresentação única do Kiev Ballet em julho - ENQUANTO ISSO EM GOIÁS
Home / Entretenimento / Goiânia recebe apresentação única do Kiev Ballet em julho

Goiânia recebe apresentação única do Kiev Ballet em julho

Os grandes nomes da Companhia Nacional da Ucrânia desembarcam na cidade em 28 de julho. Venda de ingressos será aberta dia no início de maio

Depois de uma espetacular exibição em comemoração aos 150 anos de fundação em 2017, ele está de volta! Em turnê pelo Brasil, o KievBallet retorna ao país em 2018 com apresentação ainda mais arrebatadora. Goiânia receberá pela primeira vez a turnê no dia 28 de julho (sábado), às 20h, no Teatro da PUC. Os ingressos do primeiro lote variam entre 140 e 450 reais e terão as vendas abertas em maio, exclusivamente pelo site da Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) e pontos de venda físicos da tiqueteira. Com 45 bailarinos, a companhia ucraniana é considerada uma das melhores do mundo nesse estilo.   

Com origem e sede no Teatro de Ópera da Ucrânia, o Kiev Ballet é uma renomada companhia de balé. Entre as principais menções e reconhecimentos ao grupo, está a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Paulínia (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) também fazem parte do roteiro dos bailarinos pelo país em 2018.

Obras 

Duas obras serão apresentadas no Kiev em Goiânia: Dom Quixote, e Paquita. Em Dom Quixote, os personagens Kitri e Basilio,  traz comocaracterística fundamental os traços hispânicos, com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas, que vão totalmente ao contrário da política de seu país de origem, a União Soviética. A versão para o balé de “Dom Quixote” não prova apenas a genialidade de Cervantes, mas sim de Marius Petipa, que provou que se pode fazer coreografias lindíssimas e maravilhosas saindo um pouco dos padrões.

Já Paquitá tem origem na Ópera de Paris em 1 de abril de 1846 por Joseph Mazilier Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig MinkusPaquita sempre faz sucesso devido, principalmente, as suas alegres danças espanholas. A obra traz a narrativa de Estão, que realiza os preparativos para uma festa que Dom Lopez oferecerá ao general francês.

Sobre os bailarinos

E os goianos terão muitos motivos para prestigiar o espetáculo. Em cena, nomes consagrados, alguns deles com apresentações e prêmios em nível mundial, como o caso de Tatiana Golyakova, originária da cidade de Kiev, e que ostenta a posição de primeira bailarina do Kiev Ballet. Formada pela Escola Estatal de Balé de Kiev, em 1992, foi admitida no mesmo ano como bailarina da Ópera Nacional da Ucrânia. Entre suas premiações estão o Grande Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997. No ano seguinte, recebeu a medalha de prata na Competição Internacional de Ballet “Rudolf Nureyev”, em Budapest. Em 2002, recebeu o certificado de honra do governo ucraniano e, em 2004, o título de artista do povo da Ucrânia. Entre as obras que vão compor seu currículo, estão O Lago dos Cisnes, Quebra Nozes e a Bela Adormecida.

A solista Kateryna Kozachenko é formada pela Escola de Coreografia de Kiev e, entre suas conquistas, estão o diploma como melhor bailarina da Escola Suiça de Ballet. A partir de 2002 entrou para o time do Kiev e, desde então, coleciona prêmios importantes, como o prêmio da Competição do Ballet de Lausanne, do qual foi vencedora, a 5a e 6a edições da competição internacional do Ballet Serge Lifar, além do Prêmio Mundial do Ballet Jovem Internacional Yuri Grigorovich. Odete e Carmem são algumas de suas canções de seu repertório.

Quem também promete encantar os goianos é o ucraniano Jan Vaña. O jovem Estudou no Conservatório de Dança de Praga, cidade onde nasceu em 1986 e iniciou sua carreira no Teatro Nacional da República Tcheca, no papel do Príncipe, da obra de Tchaikovsky, O Quebra Nozes. Após sua graduação em 2006, se tornou membro da Ópera Nacional da Ucrânia e a partir de 2011, entrou para o time do Kiev Ballet, se tornando o primeiro bailarino da companhia.

Entre seus papéis estão os de Príncipe Siegfried, Rotbarth (Swan Lake), Príncipe Desiré, Blue bird (The Sleeping Beauty) e Príncipe (The Nutcracker). Com o Kiev Ballet, participou de turnês na Itália, França, Suíça, Alemanha, Espanha, Romênia, Russia, Grécia, China, Japão, Coréia e Canadá.

Novos bailarinos

E não é somente os veteranos que marcam presença. Nomes da nova geração configuram entre as novas estrelas do Kiev que vem a cidade. Entre eles, solistas renomados como Khrystyna Shyshpor, condecorada como Artista da Ucrânia, e com o início de sua carreira como parte do corpo de baile da Ópera Nacional da Ucrânia em 2002 enquanto ainda cursava a Academia Municipal de Dança de Kiev.

O talento artístico incrível da jovem a tornou bastante conhecida, com apenas 10 anos foi medalha de ouro na competição ucraniana As Sete Cores do Arco Íris e logo após ganhou medalha de prata no concurso Crystal slipper, Youth Ballet. Em seu currículo, ainda constam prêmios como a competição internacional de dança clássica na Rússia em 1998, com o prêmio ” Missão”, apresentando uma surpreendente coreografia de Yuri Grigorovich, medalha de ouro na Competição Internacional de Dança Clássica Artek Fuete – 99 (1999), e a láurea com a medalha da Competição Internacional Rudolf Nureyev de Ballet da Hungria no mesmo ano.

Entre suas execuções criativas, incluem-se a performance como solista principal nas peças O Lago dos Cisnes (Swan Lake)O Quebra Nozes (Nutcracker), A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) de Tchaikovsky, Scheherazade de Rimsky-Korsakov’s, Carmen Suite de Bizet e Giselle de A. Adana entre outros.

O jovem Stanislav Olshansky é graduado pela Escola Estatal de Balé de Kiev, em 2011. No mesmo ano, o bailarino ingressou na Academia Nacional de Ópera e Ballet de Lviv, na Ucrânia, onde permaneceu até 2016. Há um ano no Kiev Ballet como primeiro solista, Stanislav já participou de peças de artistas como Tchaikovsky, L. Minkus e A. Adana. Entre seus papéis, estão Blue Bird (A Bela Adormecida, de Tchaikovsky), Príncipe (Quebra-Nozes de Tchaikovsky), Robber (Snow Queen – Tchaikovsky e outros compositores), Alexander (A Dama das Camélias), entre outas obras. 

Outro que promete encantar os expectadores em suas exibições é o bailarino  Yevheniy Svyetlitsa, primeiro Solista da Ópera de Liyv e formado emKiev. O jovem tem como característica a sua técnica apurada constantemente, e se apresenta como convidado na Ópera Nacional da Ucrânia como solista em ‘Spartacus’ e O  Lago dos Cisnes`, e vem ao Brasil agregar seu talento ao time de  Kiev.

Entre suas menções, estão o prêmio da Excelência Técnica Nacional da University da Ucrânia, do qual foi vencedor, além de ganhar também o Prêmio Artista da Ucrânia em 2015 e o Prêmio Cultural da Universidade Nacional de Zakinchiv. Seu repertório eclético incluí performances como  Ziggfried, Rothbart, pas de trois  em  O Lago dos Cisnes;  O Príncipe em O Quebra Nozes de Tchaikovsky;  Solor em La Bayadère , MinkusaRomeo em “Romeo e Julietta“, de S. Prokofiev; são algumas de suas obras. O bailarino já se apresentou em países como Polônia, Espanha, Áustria, Suíça, Estados Unidos, Holanda e França.


Serviço

Kiev Ballet – Goiânia (GO)

Data: Sábado, 28 de julho de 2018

Horário: 20h

Local: Teatro PUC Goiás – Avenida Engler, s/n – Campus II – Goiânia (GO)

Obras: Dom Quixote e Paquitá

Duração: 45 minutos cada suíte com um intervalo de 20 minutos entre elas.

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: Entre 50 e 140 reais, a depender do setor (valores referentes ao primeiro lote e sujeitos a alterações)

 

Vendas abertas a partir do dia 10 de maio exclusivamente pelo site da Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com)  e pontos de venda fixos.

Enquanto isso...

Páscoa nas Nuvens chega ao Flamboyant

Universo dos balões estimula a criançada a preparar um móbile recheado com chocolate O Flamboyant …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: