Entretenimento

Goiânia será sede do Dança em Redes Goiás

A programação inclui showcases, ensaio aberto, debates, rodada de negócios e conversação com representantes da dança de outros estados e países
Dança

Com o propósito de mesclar as várias nuances dos sons e da dança, ultrapassando barreiras territoriais e possibilitando a interação entre diferentes culturas, entra em cena o Dança em Redes Goiás. O evento, que permite o acesso a dança goiana e outros trabalhos de dança desenvolvidos no Brasil e no mundo, é gratuito e acontecerá entre os dias 15 e 17 de junho, no Teatro Sesi Ferreira Pacheco e na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.

O Dança em Redes Goiás terá apresentações de grupos locais em formato de showcases, que são demonstrativos de trechos de espetáculos e obras menores, possibilitando que os visitantes tenham acesso a vários trabalhos. Para incentivar os iniciantes da dança, há também a modalidade Ensaio Aberto, espaço livre para que os novos grupos exponham sua arte no festival.

A programação contará ainda com debates interativos sobre “Preparação para uma rodada de negócios em dança”, que visa orientar os grupos, artistas e companhias a selecionar os seus materiais de apresentação para curadoria em dança; “Políticas Públicas e Oportunidades para a dança”, voltados para identificar o cenário atual da dança e da sociedade para traçarem caminhos e ações continuadas; e “Dança em redes: Cadeia produtiva e sustentabilidade em dança”, que tem como objetivo compartilhar e discutir formas sustentáveis, cooperativas e colaborativas para a manutenção e desenvolvimento da dança.

Com o olhar direcionado para o mercado atual, também será realizada a Rodada de Negócios, composta por grupos, companhias, artistas goianos e visitantes em geral. O intuito é abrir um espaço para que os trabalhos já qualificados no contexto do cenário de mostras, festivais e outros eventos possam circular e inspirar novos projetos, a partir da orientação de curadores.

Buscando novas fontes de informação para esse segmento artístico, a mostra contará com representantes dos Estados Unidos, França e México, São Paulo (SP), Bahia (BA), Amazonas (AM), Distrito Federal (DF) e Mato Grosso do Sul (MS). Algumas das figuras locais que também estarão presentes são pesquisadores, jornalistas, gestores e empreendedores culturais. Além de assistir aos showcases e acompanhar o evento como um todo, os convidados também vão contar sobre suas atuações e representações na dança, possibilitando um diálogo amplo sobre a temática.

Dança em Redes Goiás

O Dança em Redes Goiás é um projeto independente, conduzido pelo Coordenador Geral e Produtor Executivo do Nômades Grupo de Dança, Gestor Cultural e Empreendedor Criativo (Economia Criativa e Cidades Criativas), William Bernardes, com o patrocínio da Lei Goyazes e com o apoio de intuições públicas e privadas.

De acordo com William, esse projeto visa criar oportunidades para a dança goiana ao permitir o acesso a representantes e curadores de grandes redes de dança e festivais do Brasil e do mundo. “Nesse trabalho coletivo, o público também terá voz e se relacionará com a proposta de trabalho colaborativo, pensando, construindo e fortalecendo as redes, a cadeia produtiva e a sustentabilidade em dança, em prol do desenvolvimento da sociedade local e global”, acrescenta.

Confira a programação completa:

15/06 – Teatro Sesi Ferreira Pacheco
18h – Painel de Discussão: Preparação para uma rodada de negócios em dança
19h30 – Por quá? grupo de dança – Aparecidas
20h – Nômades Grupo de Dança – Beladona
20h30 – Cia de Dança Noah PUC-GO – Sonhador Moderno
21h – Núcleo Coletivo 22 – Entre raízes, corpos e fé
21h30 – Grupo Solo de Dança Concreto

16/06 – Teatro Sesi Ferreira Pacheco
16h – Ensaios Abertos – Participantes convidados
17h – Painel de Discussões: Políticas Públicas e Oportunidades para Dança;
19h30 – Anna Behatriz e Aline Brasil – Ao caírem as Abas
20h – Giro8 Companhia de Dança – ((entre)) eu e o mundo
20h30 – Das Los Grupo de Dança – Sobre a pele
21h – Basileu França Cia de Dança – Por um toque

17/06 – Vila Cultural Cora Coralina
9h – Painel de Discussão: Economia Criativa: Empreendendo na Dança
10h30 – Rodada de Negócio: Convidados/Artistas, Produtores e Gestores Locais
14h – Painel de Discussão: Dança em Redes: Cadeia Produtiva e Sustentabilidade em Dança
16h – Chá e finalização do evento

Dança em Redes Goiás
Data: 15 a 17 de junho de 2016
Local: Teatro Sesi Ferreira Pacheco – Av. João Leite, 1013 – Santa Genoveva, Goiânia – GO
Vila Cultural Cora Coralina – Rua. 3 – St. Central, Goiânia – GO
Valor: Gratuito

Emporio
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top