Mostra Mundi traz ao Flamboyant uma seleção internacional de cultura e artesanato

Evento com entrada franca ocorre durante o mês de junho oferecendo exclusividades vindas de 8 países

Foto 2 (1)

A diversidade cultural e as inúmeras formas de expressão através do artesanato estão representadas na Mostra Mundi. A atração, com entrada franca, acontece pela primeira vez em Goiânia num espaço de grande visibilidade, na Praça da Cúpula, Piso 1, do Flamboyant Shopping Center. A seleção de peças que estarão em exposição inclui produções exclusivas e feitas à mão, vindas de países como Peru, Índia, Filipinas, Dubai, Paquistão, Turquia, Rússia e Holanda.

Apostando em interatividade, o público visitante será recebido no local pelo próprio artesão, caracterizando uma oportunidade única de conhecer diferentes línguas e culturas, além de entender o processo artístico, de criação e técnicas empregadas na confecção das peças.

Para a seleção dos artesãos, a Mostra Mundi segue rígidos critérios, expondo artigos genuínos, capazes de sintetizar a essência dos países representados. “Mais do que proporcionar a oportunidade de adquirir peças únicas e de qualidade, muitas que a priori são vistas exclusivamente nos respectivos países de origem, os visitantes serão envolvidos no universo de cada povo, proporcionando um grande intercâmbio cultural”, explica a curadora do evento Aline Korkmaz.

Foto 8

Artesanato em destaque

Peru – a excelência do artesanato peruano ganha forma em talhas de madeira e também em peças em prata, miniaturas coloridas em cerâmica, que caracterizam cenas típicas no país, além dos desenhos geométricos e harmônicos que adornam tecidos, espelhos e metais. Os artesãos peruanos contemporâneos continuam mantendo as tradições, os desenhos sofisticados e as técnicas intrincadas, herdadas das civilizações pré-colombianas.

Índia – madeira entalhada à mão valoriza as diversas peças decorativas indianas, incluindo caixinhas, portas-incenso, grama fones antigos e mesinhas, alguns em finos detalhes de bronze cravejado dentro da madeira. Também chamam atenção, as tradicionais peças feitas em patcwork como almofadas mantas e pashiminas.

Filipinas – a tradicional madrepérola do artesanato Filipino ganha nobreza em peças exclusivas e versáteis, desde utilitários e acessórios.

Dubai – sandálias, babuches com couro de camelo, bolsinhas, almofadas, além dos bordados em cristais e zinsane integram a seleção de peças exclusivas vindas do país.

Paquistão – além de artigos em pedra onix branca, o trabalho a mão, expresso em vasos de estanho entalhado, artigos de madeira entalhada e tapetes de lã ou seda, prometem surpreender os visitantes.

Turquia – peças que se destacam pela beleza e originalidade são materializadas em criações como tapetes kilim feitos de algodão e lã de carneiro em tear manual, toalhas, almofadas em bordados únicos com aplicação de rendas. Há ainda, os tradicionais amuletos em olho turco em diversas formas.

Rússia – as tradicionais matrioskas, bonequinhas russas que se encaixam uma dentro das outras, encantam o mundo e prometem surpreender.

Holanda – peças de decoração feitas a partir de madeira entalhada e pintada a mão são as propostas do artesanato deste país.

Foto 3 (1)

Mostra Mundi
Local: Flamboyant Shopping Center – Praça da Cúpula – Piso 1
Data: 4 a 30 de junho de 2016
Horário: segunda a sábado das 10h às 22h / domingos das 12h às 21h
Entrada franca

Compartilhe....
Tweet about this on Twitter
Twitter
0Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email

Vandin Duarte Autor

"Compartilhando os trem do Goianísmo para o mundo"

Faça seu comentário