Entretenimento

Praça Cívica recebe iluminação para a 20ª edição do Show de Natal

Segundo a OVG, devido ao tombamento patrimonial, local terá decoração mais “enxuta” este ano para atender as novas regras de uso

O Show de Natal da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realizado todos os anos na Praça Cívica, teve que enfrentar várias mudanças para acontecer esse ano. Após ter sido tombado como patrimônio histórico em agosto de 2017, o local recebeu novas regras para ser utilizado. Por esse motivo, o processo de montagem da 20ª edição do tradicional Natal da Praça demorou para iniciar. A inauguração está prevista para 30 de novembro.

Na manhã desta quarta-feira (21), a praça começou a receber os itens de iluminação. Segundo a diretora geral da OVG, Idelma Rodrigues, a organização teve que adequar algumas das atrações e decorações para respeitar as exigências feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Nós mudamos o tema do nosso projeto. Inicialmente a temática seria o Reino do Noel. Seriam montado um castelo e toda uma estrutura para abrigar a decoração no local tradicional onde realizamos o Natal lá na prala. Mas tivemos que alterar para não provocarmos danos no local. Fizemos várias tentativas junto ao Iphan, mas não recebemos autorização para a montagem da tenda e do castelo”, disse Idelma.

De acordo com a diretora da OVG, todo ano a organização monta uma tenda para abrigar da chuva e do sol a casinha do Papai Noel, o presépio e as atrações. Este ano eles tiveram que levar essa estrutura para a frente do Palácio das Esmeraldas e reduzir a dimensão das decorações. Segundo ela, as alterações foram feitas para não ter o risco de danificar a praça.

“Com essa mudança, a gente vai priorizar a frente do palácio. Vamos manter a tradicional casa do Papai Noel para as crianças tirarem fotos com o Bom Velhinho. Vamos decorar as árvores da praça, colocar o pula-pula e um brinquedo inflável. Ou seja, a mesma versão do natal passado, mas de uma forma mais enxuta, respeitando a tradição de inspirar os goianos com o espírito do natal e trazendo mais alegria às nossas crianças”, explica.

Ainda de acordo com Idelma, toda a decoração utilizada este ano é um reaproveitamento do material utilizado no ano anterior. “O nosso arquiteto está quebrando a cabeça tentando adequar a estrutura, reinventar a decoração para disponibilizar a decoração e as atrações ao público. Nós colocamos as tendas onde ficarão abrigados o presépio e a casa do Papai Noel. E hoje nós vamos iniciar a montagem da iluminação”.

Segundo informações da OVG, já foram confirmadas três apresentações do coral do Gustav Ritter. A primeira será realizada no dia da inauguração e as outras duas ainda não tem data definida devido ao período chuvoso.

“Nós temos uma grande preocupação em abrigar essas atrações da chuva e por isso estamos estudando quais seriam as melhores datas para as outras apresentações. Estamos estudando a possibilidade de levar também a orquestra do Basileu França, mas ainda não está definido”, explica.

Entrega de brinquedos
Este ano, a tradicional distribuição de brinquedos para as crianças também terá mudanças. A ação era realizada sempre em um único dia e apenas no Ginásio Goiânia Arena, mas este ano, tentando democratizar a entrega em Goiânia, a OVG realizará 12 eventos ao longo do mês de dezembro em vários bairros da capital para levar os brinquedos até aquelas crianças que não tiverem condições de ir até o ginásio no final de semana que antecede o Natal.

“Optamos por democratizar essa distribuição para que o brinquedo chegue de uma forma mais fácil até às crianças. É uma forma de facilitar a vida dos pais que, às vezes, não tinham condições de ir até o local fazer essa retirada”, explica a diretora.

Segundo Idelma, os brinquedos também serão entregues às crianças dos municípios do interior. A entrega ocorrerá normalmente em espaços abertos ao público ao longo do mês de dezembro. Nesta edição, a organização do evento adquiriu 600 mil brinquedos da própria indústria nacional para atender as crianças de todos os 246 municípios goianos. Serão distribuídos oito tipos de brinquedos: caminhões, bonecas, bolas de vôlei, bolas de futebol, quebra-cabeças, jogos de adivinhação para a família, kit de chá e bola de encaixe para bebês.

Mais Goiás

Vou99_laranja
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top