Governo de Goiás realiza live sobre protagonismo das mulheres no agronegócio

'O AGRO É DE TODAS'


1
1 compartilhar, 1 ponto

Será realiza nesta sexta-feira (12/3) pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) a live especial 'O Agro é de Todas'. Com a temática “A liderança das mulheres”, o evento virtual será das 14h às 16h, com a participação de profissionais que são referência no setor e expoentes em diferentes áreas da agropecuária. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, é uma das convidadas e falará sobre o protagonismo das mulheres no agro. A transmissão pelo canal da Seapa no Youtube.

Também serão abordados, durante a live, temas como participação de mulheres no mercado e negócios do agro, desafios dentro da porteira, inovação no agro com foco na rastreabilidade bovina, a importância da mulher como formadora de opinião e caso de sucesso na agricultura familiar. O evento será transmitido pelo canal da Seapa no Youtube (youtube.com/seapagoias).  

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o objetivo do evento O Agro é de Todas é mostrar a relevância das mulheres para o segmento agropecuário e a contribuição delas para o desenvolvimento econômico e social do setor. “São referências no agro, com muita experiência a compartilhar, e pessoas que servem de exemplo para que outras mulheres possam fazer parte do setor”. 

Para a primeira-dama Gracinha Caiado, o evento é uma oportunidade de reforçar a importância da presença da mulher no agro, atividade que ocupa lugar de protagonismo na economia goiana e brasileira. “Como mulher e advogada que iniciei minha vida no agro, sempre fiz questão de participar dos processos de decisão dos rumos dessa atividade no Brasil e posso dizer, com toda certeza, que nós mulheres podemos e devemos, cada vez mais, ocupar esses espaços e fazer ouvir nossa voz. Não porque somos melhores ou piores do que os homens, mas porque temos contribuições valiosas a prestar”, disse. 

Relevância

De acordo com dados da Radiografia do Agro em Goiás, publicação da Seapa, o número de mulheres gestoras de estabelecimentos rurais saltou de 9,4%, em 2006, para 14,8% em 2017 no Estado (informações do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Já no caso da agricultura familiar, 11,4% das atividades eram conduzidas por mulheres, em 2006. Esse número subiu para 16,4% em 2017.  

O titular da Seapa, Antônio Carlos, explica que houve avanço na quantidade de mulheres presentes no campo e condutoras de negócios rurais na última década, mas que há espaço para crescimento maior. “As mulheres já descobriram o potencial do agro e as oportunidades que o segmento oferece para crescimento profissional. Estão investindo cada vez mais em diferentes atividades agrícolas ou de pecuária, seja diretamente no campo ou mesmo em mercados voltados para o setor, buscando qualificação e rompendo barreiras que ainda existem nesse mercado. Mas é importante que elas saibam que o setor está totalmente aberto às mulheres e precisa delas”, enfatiza. 

 

Temas e convidadas

O protagonismo das mulheres no agro

Com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado    

A participação das mulheres no mercado e negócios do agro

Com Roberta Paffaro, diretora de Desenvolvimento de Mercado, América Latina, CME Group e co-autora do livro Mulheres do Agro  

Desafios dentro da porteira

Com Cristiane Steinmetz, produtora rural e criadora da Rede Uma (União das Mulheres do Agro) 

Caso de sucesso na agricultura familiar

Com Aline Alarcão Oliveira Martins, criadora de ovinos e agricultora familiar atendida pela Emater em Mineiros 

A importância da mulher como formadora de opinião no agronegócio

Com Juliana Pertille, jornalista e apresentadora do programa Agro Record 

Inovações no agro com foco em rastreabilidade bovina e/ou bubalina

Com Consolata Piastrella, zootecnista, especialista em Rastreabilidade com ênfase no Protocolo Europeu; CEO, fundadora e responsável técnica da Piastrella Rastreabilidade Animal

  1. 1 O protagonismo das mulheres no agro


    O protagonismo das mulheres no agro

    Com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado    


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF