Moda e Estilo

O que é um clube de assinatura?

O que é um clube de assinatura? E como funciona?

De tempos em tempos o perfil dos consumidores mudam conforme as diversas tendências globais. A internet por exemplo, desenvolveu consumidores mais exigentes e com maior autonomia para buscar informações sobre produtos e serviços que lhes agradam.

Se por um lado o perfil do consumidor mudou, as empresas também tiveram que se adaptar a essas mudanças e uma grande prova é a expansão dos clubes de assinatura. Mas afinal, o que é um clube de assinatura e como ele funciona? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda este modelo de negócio.

O que é um clube de assinatura?

Até pouco tempo atrás, os serviços de assinaturas eram restritos a somente produtos como jornais e revistas entre outros, onde o cliente assinava mensalmente para receber em sua casa esses produtos.

Atualmente esses produtos ainda podem ser encontrados na modalidade de assinaturas, porém este modelo se expandiu para diversos mercados. Assim, passou a existir os clubes de assinaturas, onde o consumidor pode assinar planos mensais, trimestrais, bimestrais, anuais, entre outros, para receber em sua casa os produtos ou serviços desejados.

Como funciona?

Com a expansão dos clubes de assinatura, diversos segmentos passaram a adotar este modelo de negócio. Hoje, já é possível contar com opções variadas de produtos e serviços de assinaturas como, por exemplo, assinar livros, vinhos, produtos de beleza, alimentos importados e até mesmo produtos de necessidade básica.

Dentre os diversos clubes de assinatura existentes no mercado, em todos eles o funcionamento possui semelhanças, ou seja o cliente procura pela empresa que oferece o produto/serviço pretendido e realiza sua assinatura. No geral, existem opções de planos para adequar as necessidades de cada cliente.

O pagamento dos planos geralmente é feito por meio de cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo débito automático. Assim, por meio do pagamento recorrente, o cliente recebe em sua casa o produto ou serviço conforme o plano contratado.

Exemplos práticos

Dentre as diversas empresas que já atuam com os serviços de assinatura, podemos citar como um exemplo prático o site GlutenFreeBox, onde o assinante recebe em sua casa produtos sem glúten que normalmente seriam difíceis de se encontrar em supermercados.

Outro exemplo é o site da Netflix, onde o assinante pode assistir filmes, séries e documentários pelo computador, celular ou tablet somente uma uma conexão de internet.

Vantagens de um clube de assinatura

Cada clube de assinatura possui as suas vantagens específicas. De qualquer modo, separamos as principais vantagens que os assinantes e as empresas poderão obter com este modelo de negócio. Veja:

Vantagens para os consumidores

  • Comodidade em receber produtos em sua residência ou trabalho;
  • Exclusividade em receber produtos recém lançados ou importados;
  • Produtos e serviços de qualidade muitas vezes superior aos tradicionais modelos;

Vantagens para a empresas

  • Facilidade em fidelizar clientes;
  • Previsibilidade de lucros com os pagamentos recorrentes;
  • Redução de despesas e custos operacionais;
  • Possibilidade de projetar expansão da empresa, pois a renda é linear;
  • Estoque previsível;

Sem dúvidas os clubes de assinaturas já estão muito além do recebimento de jornais e revistas em casa. Portanto, você consumidor que busca comodidade, atendimento diferenciado, produtos exclusivos, entre outras vantagens, vale a pena buscar por empresas que atuem com a comercialização por assinatura dos produtos e serviços que você precisa.

Por outro lado, se você possui uma empresa e ainda não está inserido nesta modalidade, vale a pena avaliar a possibilidade de inovar em sua forma de atuação e buscar melhores resultados em seu segmento, pois este modelo de negócios tem um futuro promissor.

Vou99_laranja
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top