fbpx

Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta instrumentos clássicos em evento online e gratuito


Programação virtual “Que Instrumento É Esse?” começa nesta quarta-feira (10/02), e faz parte da série Encontros, iniciativa que marca retorno das atividades da OFG, após recontratação realizada pelo Governo de Goiás. O objetivo é mostrar ao público leigo os distintos instrumentos que compõem uma orquestra. O s internautas vão conhecer as ferramentas musicais, características, história e som

Mostrar ao público leigo os distintos instrumentos que compõem uma orquestra. Esse é o objetivo do encontro virtual “Que Instrumento é Esse?”, que faz parte da série Encontros, realizada durante todo o mês de fevereiro pela Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG).

O primeiro de quatro episódios será apresentado nesta quarta-feira (10/02), às 19h30, de forma remota. Os músicos Freddy Portilho e Cleverson Cremer são os convidados da noite para apresentar ao público dois importantes instrumentos da orquestra: o violino e a viola. Durante a conversa, os internautas terão a chance de conhecer melhor essas ferramentas musicais, suas características, história e som.

Na sexta-feira (12), às 19h30, será a vez dos músicos Emerson Nazario e Lyubomir Popov. Eles farão uma apresentação didática e descontraída sobre o violoncelo e o contrabaixo. As transmissões serão gratuitas pelo Facebook, Instagram e YouTube da OFG. Não há restrição de idade.

Leonardo Caire, músico da OFG, é um dos responsáveis pela atividade e destaca que a série possibilita a familiarização do público com instrumentos pouco usuais no cotidiano. “As pessoas estão mais próximas, geralmente, do violão e da guitarra. Essa é uma oportunidade melhor para o público conhecer o violino, o violoncelo e outros instrumentos presentes na orquestra”, avalia.

Na próxima semana, os músicos Paul Menezes e Patrick Viglioni apresentam as características da flauta e da clarineta, no dia 17 de fevereiro. No dia 19, Thiago Leite e Alan Davidson falam sobre o oboé e o fagote.

Reflexão e debate

A apresentação didática “Que Instrumento É Esse?”, é a segunda etapa da série Encontros, que conta com mais dois tipos de atividades: o Café Musical e o Em Foco. A série teve início na semana passada com a programação do Café Musical.

Em uma conversa descontraída, convidados especiais instigaram a reflexão sobre o papel da música no nosso cotidiano e junto a outras áreas do conhecimento. No dia 3, o professor Felipe Valoz falou sobre música e literatura. No dia 5, a relação da música com o cinema foi tratada pelo professor Lisandro Nogueira.

Fechando a programação do mês de fevereiro, o Em Foco vai debater temas relevantes para a sociedade, com destaque para a saúde.

Série

A série Encontros marca a retomada das atividades da Orquestra Filarmônica de Goiás. No final de dezembro do ano passado, o Governo de Goiás garantiu a recontratação dos 49 músicos, por meio de um contrato emergencial. Uma ação determinada pelo governador Ronaldo Caiado, coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e que teve participação direta da Secretaria de Cultura (Secult) e da Goiás Turismo, com apoio da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado, e secretarias de Administração (Sead), Economia e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Sedi).

A medida foi necessária após a exoneração dos artistas, recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em outubro de 2020. O contrato, elaborado e assinado em tempo recorde, mostra que projetos estruturados, com funções definitivas e foco, tornam o serviço público mais eficaz na entrega de resultados para a população.

“Com a persistência de todos os envolvidos, conseguimos concluir, antes do fim do ano, todo o processo de contratação dos músicos, que agora terão por seis meses a garantia de salário, até que, de forma prudente e adequada, sejam incorporados pela OS que deverá gerir o corpo sinfônico”, afirma o secretário da SGG, Adriano da Rocha Lima.

O contrato emergencial que restabeleceu as condições de trabalho prevê que os músicos gravem, mensalmente, vídeos educacionais e participem de workshops. “O encontro virtual é uma forma de contornar as restrições impostas pela pandemia, que impossibilitam o encontro presencial com o público por meio dos concertos. A ideia é oferecer um material educativo e entretenimento de qualidade”, diz o músico Leonardo Caire.

Serviço:

Evento: Série Encontros, da Orquestra Filarmônica de Goiás

Quando:

10 de fevereiro (quarta-feira) – Que Instrumento É Esse?: violino e viola

12 de fevereiro (sexta-feira) – Que Instrumento É Esse?: violoncelo e contrabaixo

17 de fevereiro (quarta-feira) – Que Instrumento É Esse?: flauta e clarineta

19 de fevereiro (sexta-feira)- Que Instrumento É Esse?: oboé e fagote

Local: Instagram (@orquestrafilarmonicadegoias), YouTube e Facebook da OFG

Confira o vídeo dos encontros:


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF