11 Benefícios do Óleo de Pequi – Para Que Serve e Dicas - ENQUANTO ISSO EM GOIÁS
Home / Notícias / 11 Benefícios do Óleo de Pequi – Para Que Serve e Dicas

11 Benefícios do Óleo de Pequi – Para Que Serve e Dicas

Popular em estados da região Centro-Oeste do Brasil como Mato Grosso e Goiás, o pequi é um fruto típico do cerrado. Seu tamanho é aproximado ao de uma maçã, sua casca possui uma coloração verde e o fruto ainda tem uma polpa comestível macia e amarela.
 
O fruto é um dos ingredientes principais do tradicional arroz com pequi, além de aparecer em outras preparações culinárias como temperos em conserva, sorvetes, licores e, inclusive, rações para animais.
 
Mas você sabia que ele também dá origem a um óleo? Sim, o óleo de pequi, que é extraído de suas polpas ou sementes e também está disponível no formato de cápsulas. Mais abaixo, conheceremos para que serve esta substância, listando 11 benefícios do óleo de pequi para a saúde e boa forma.
 
1. Saúde e aparência dos cabelos
Um dos benefícios do óleo de pequi é que ele é utilizado no tratamento de cabelos danificados. Isso porque acredita-se que o produto contribui com o fortalecimento dos fios, além de diminuir o frizz e promover a hidratação dos cabelos.
 
Ele também reduz irritações no couro cabeludo, graças à sua ação anti-inflamatória, diminui os danos causados por conta da exposição dos fios ao sol e elimina o aspecto de ressecamento dos cabelos.
 
Recomenda-se aplicar o óleo de pequi duas horas antes de tomar banho como forma de promover a maciez e o controle dos fios. Acredita-se ainda que ao misturar o produto com o shampoo, obtém-se uma hidratação contínua, acompanhada do combate ao estado enfraquecido e quebradiço dos cabelos.
 
2. Fonte de vitamina A
O produto ainda é fonte de vitamina A, um nutriente que auxilia o sistema imunológico em sua função de proteger o corpo contra infecções, colabora com a visão quando a luz está fraca e participa do desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial.
 
A vitamina, que também é chamada pelo nome de retinol, também está envolvida nos processos de reprodução e comunicação celular. Ela faz parte da composição de uma proteína chamada rodopsina, que absorve a luz por meio dos receptores da retina e ajuda a diferenciação e o funcionamento adequado das córneas e das membranas conjuntivas dos olhos.
 
Outra tarefa importante da substância é a sua contribuição com o crescimento e a diferenciação celular, o que é fundamental para a formação e manutenção do coração, pulmões e rins.
 
3. Ação antioxidante
Mais um dos benefícios do óleo de pequi é que ele apresenta ação antioxidante. Em outras palavras, isso significa que o produto pode contribuir com o combate aos radicais livres encontrados no organismo, que causam doenças graves como o câncer e estão associados ao processo de envelhecimento precoce.
 
4. Fonte de vitamina E
O óleo extraído do pequi também é dotado de vitamina E, um nutriente que além de fazer bem aos cabelos, possui ação antioxidante e é importante para a fertilidade e para o sistema imunológico, tendo em vista que o mantém forte e apto para combater vírus e bactérias.
 
Ela ainda ajuda o corpo a utilizar a vitamina K, promove o alargamento dos vasos sanguíneos, evitando, assim, a formação de coágulos de sangue, e faz parte do processo de formação dos glóbulos vermelhos.
 
Isso sem contar que esta vitamina é útil na comunicação entre as células, visto que é utilizada como instrumento de interação entre elas.
 
5. Saúde cardiovascular
O produto é bom para a saúde cardiovascular por ser composto de ácidos graxos que contribuem com a diminuição dos níveis elevados de colesterol sanguíneo. Ele ainda ajuda na construção de paredes ed artérias e vasos sanguíneos, o que colabora com a prevenção de ataques cardíacos, derrames e doença arterial coronariana.
 
6. Ação anti-inflamatória
O efeito de combate a inflamações é um dos benefícios do óleo de pequi, e é importante porque uma consequência da inflamação no organismo é o estreitamento de coágulos sanguíneos, algo que está associado ao agravamento de problemas no coração e pode causar complicações.
 
7. Saúde digestiva
O óleo de pequi também é composto por fibras. O nutriente é conhecido por melhorar o sistema digestivo, diminuir a prisão de ventre, as cólicas, o inchaço e a diarreia. As fibras também contribuem a eliminação do colesterol ruim do organismo, além de fazer bem à saúde do coração.
 
8. Hidratação da pele
Acredita-se ainda que ao aplicar o óleo de pequi na pele duas vezes a cada dia, ganha-se uma forcinha no que se refere à hidratação e nutrição da pele.
 
9. Saúde da pele
Além disso, há benefícios do óleo de pequi para o tratamento de infecções na pele como eczemas ou condições crônicas associadas à secura da pele. O óleo de pequi ainda pode contribuir em relação a problemas como acne e espinhas e ajudar a cicatrização.
 
Entretanto, não deixe de falar com o seu dermatologista para se certificar de que a aplicação do produto é realmente apropriada para o seu caso em particular e que não lhe fará mal.
 
10. Alívio de dores musculares e nas articulações
Pesquisas já mostraram que o óleo extraído a partir do pequi pode diminuir as dores nas articulações e as dores musculares, além de oferecer alívio depois da realização de um treinamento físico.
 
11. Massagem
O produto também é considerado um ótimo óleo para ser utilizado em sessões de massagem. Ele é aromático, apresentado um cheiro similar ao óleo de coco, e faz com que a pessoa sinta-se fresca e energizada.
 

Uma sugestão de receita de óleo para massagem é misturar o óleo de pequi com óleo de coco, azeite de oliva extra virgem e óleo de alecrim. Depois, é só fazer a massagem ou aplicar a mistura com o auxílio de um algodão e lavar-se após 20 minutos.

Onde comprar:

site: loja.enquantoissoemgoias.com
Contato: (62) 98100-0868

Enquanto isso...

Band visita obra da Vó Salvina

A obra do novo lar da Vó Salvina está a todo vapor, os guerreiros da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *