Com a chegada de novo lote de vacinas, primeira dose de imunização será retomada em Goiás


0
1 compartilhar

Profissionais da área da saúde e de segurança pública que ainda não foram vacinados, devem ser imunizados nesta etapa

Com a chegada de novo lote com 136.350 doses de vacina a Covid-19 nesta quinta-feira (8), sendo 59,6 mil da Coronavac e 76.750 da AstraZeneca, o Estado de Goiás deve retomar a primeira dose de imunização para profissionais da área da saúde e segurança pública, além do grupo idoso prioritário.

De acordo com o governador, apenas 49 mil dessas doses serão destinadas à primeira aplicação. “Das 136 (mil) 49 mil doses serão doses que serão aplicadas como primeira dose. Vamos fazer também um percentual dessas doses para atendermos ainda um residual que ficou na área da saúde, e também os 5% na área de segurança pública e aí baixando o número de acordo com a faixa etária pelo volume que distribuiremos”, explicou.

As demais serão destinadas para a segunda etapa de vacinação e o repasse das doses recebidas nesta manhã deverão ser encaminhadas aos municípios ainda na data de hoje.

“Nós só vamos fazer a conferência delas, aqui, e ainda hoje os nossos caminhões já vão para as regionais, para chegar essas doses aos municípios ainda hoje, para que retomemos a vacinação de primeira dose e essa vacinação de primeira dose é fundamental para ampliar o quantitativo de pessoas”, afirmou.

A distribuição das vacinas em primeira dose será realizada destinada a três grupos, de acordo com Ismael Alexandrino: “os idosos, como prioritários, na grande maioria; 30% dessas vacinas serão dedicadas aos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados na primeira etapa, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos que eventualmente estavam licenciados e retornaram ao trabalho”, ponderou.

No entanto, a imunização será apenas para profissionais que atuam na linha de frente, neste momento de pandemia. “Serão para profissionais da ativa, não são para profissionais que não estão exercendo a profissão, que estão aposentados ou afastados”, ressaltou o secretário de Saúde.

O Estado de Goiás já recebeu, até o momento, 1.370.130 doses de vacina contra a Covid-19, desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI), em 18 de janeiro, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o último boletim divulgado pela pasta, a primeira dose do imunizante já foi aplicada em 565.676 goianos e a segunda, em 140.557.


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF