fbpx

Divórcios aumentam na pandemia; psicóloga explica impacto do isolamento


Que 2020 tem sido um ano desafiador, já é de senso comum. Entretanto, para os casais, que normalmente já enfrentam desafios da convivência diária, a pandemia pode ter agravado pequenos problemas e os transformado em algo maior. Foi o que aconteceu com anônimos e famosos, muitos deles vistos como “exemplos de união”. Em alguns casos, o divórcio se tornou inevitável.

No último dia 9, o cantor Gusttavo Lima e a modelo Andressa Suíta anunciaram a separação após 5 anos de casamento. Da mesma forma, o humorista Whindersson Nunes e a cantora Luísa Sonza se divorciaram, em junho, surpreendendo fãs e seguidores.


Andressa Suita e Gusttavo Lima/  Whindersson Nunes e Luísa Sonza (Fotos: divulgação)

De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, os pedidos de divórcio extrajudicial registrados em cartórios de todo o país cresceram 16% se compararmos julho de 2019 e julho de 2020.

Em Goiânia, os números são semelhantes. Somente em um cartório de registro civil localizado em Campinas, o número de divórcios aumentou 20% nos últimos quatro meses.

“Houve um aumento significativo no número de divórcios, até porque hoje em dia é mais fácil, não tem mais a necessidade de um processo judicial quando há um consenso. Atualmente, as mulheres têm tomado mais a iniciativa da separação”, explica o tabelião Antônio do Prado em entrevista ao jornal A Redação.

Para a psicóloga Grisiele Silva (ao lado), a convivência mais intensa neste momento de pandemia é um fator bastante relevante para o aumento nestes índices. “Isto se deu pelo tempo prolongado de confinamento num mesmo espaço e pela característica deste momento, que é um tempo de crise, com mais estresse, medo, insegurança e incerteza, tanto no que se refere à saúde como as questões financeiras e sociais”, diz.

Para ela, as situações de estresse geram, muitas vezes, irritabilidade, impaciência e intolerância. “O nível de ansiedade das pessoas também está mais alto que em períodos ‘normais’, e isto também  influencia nas relações, pois nos faz enxergar a vida com um olhar mais negativo. Ou seja, situações que em outros momentos poderiam ser facilmente relevadas, nestes momentos acabam gerando brigas e discussões.”

Fatores de influência

Grisiele Silva explica que, de modo geral,  a falta de perspectiva positiva de futuro, no que se refere à relação, faz com que os casais optem pela separação. Se o casal está passando por uma crise, mas acredita que seja possível superar, que podem, com algumas mudanças, melhorar a convivência,  eles tendem a continuar juntos.

“Mas quando se cansam de tentar, quando deixam de acreditar que pode ser diferente,  aí a separação passa a ser uma opção bastante forte para o casal. Ou seja, não são os problemas em si que geram a separação,  mas o fato de não acreditar que é possível  superar tais problemas, e este desânimo no que se refere à relação está, na maioria das vezes, atrelado a um afastamento afetivo”, diz a psicóloga

A separação de famosos pode ser uma espécie de influência para os casais que estão passando por algum tipo de dificuldade, explica Grisiele. “Quando a separação já é considerada uma opção, o ‘assistir’ a separação de outros casais pode ajudar a encorajar na tomada de decisão. Além disso, o fato de admirar uma pessoa, muitas vezes colocada como referência, e perceber que ela também passa por situações desagradáveis, faz com que a pessoa aceite melhor as suas próprias dificuldades e passe a encará-las ao invés de seguir a vida fingindo que elas não existem; e ao encarar as suas dificuldades, a tendência é que tomem alguma decisão referente a elas, sendo a separação, neste caso, uma opção bastante forte”, explica.

Amor em alta
Apesar do aumento no número de divórcios, os casamentos estão em alta, como explica o tabelião Antônio do Prado. No cartório pelo qual é responsável, os casamentos também aumentaram durante a pandemia.

“O divórcio não abalou as estruturas do casamento. Apesar de cerca de 40% dos casamentos terminarem em separação oficial, ainda se casa muito mais”, diz.

O tabelião, que já realizou mais de 200 mil casamentos em seus 64 anos de experiência na área, afirma que agora a novidade é o casamento on-line. “Com a pandemia surgiu essa inovação. Temos tido muita procura, porque fomos o primeiro cartório a surgir com essa curiosidade”, comemora.

Fonte: A Redação / Carolina Pessoni


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF