fbpx

Explorando sua vocação para o turismo, Silvânia completa 188 anos nesta terça-feira


A cidade situada no eixo Goiânia-Anápolis-Brasília já passou pela lavra de ouro, é uma importante produtora agrícola em Goiás e hoje se destaca pelo desenvolvimento do turismo, principalmente com a construção de diversos condomínios de lazer e segunda moradia às margens do Lago Corumbá IV

A cidade de Silvânia, que completa 188 anos neste 05 de outubro, tem uma história de crescimento para celebrar. Ela começou a construir seu legado com a descoberta de lavras de ouro (1774), que atraiu aventureiros de regiões como Minas (MG) e Bahia (BA), trazendo a imagem de Nosso Senhor do Bonfim, o que deu origem ao nome da cidade. O nome Bonfim foi alterado para Silvânia somente em 1943, em homenagem à família Silva, de Vicente Miguel da Silva e descendentes, que ocupavam cargos de prestígio na cidade. As atividades extrativistas alavancou a cidade em seus primórdios, o que gerou necessidade de investimento em infraestrutura. Em 1930 a região recebeu suas vias férreas que transportavam todo material e riqueza produzida na região.

Passada a fase áurea do ouro na cidade, ela se dedicou à agricultura, que ainda é uma importante fonte de emprego e renda no município, que hoje tem uma população estimada de cerca de 21 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um PIB per capita (218) de 35.836 mil, ocupando a quarta posição na região geográfica imediata que compreende 18 municípios.

Contudo, a cidade ainda carente de mais postos de trabalho, com apenas 16,4% da sua população economicamente ativa ocupada, segundo dados do IBGE de 2019, viu no seu potencial turístico o caminho para o crescimento. Sua rica beleza natural composta por bioma típico do cerrado, com vasta vegetação, fauna e flora deslumbrantes, além da presença das águas do Lago Corumbá IV consolidaram o turismo como a nova vocação econômica da cidade.

O Lago Corumbá IV, formado para a exploração do potencial hidrelétrico do Rio Corumbá com área de 173 quilômetros quadrados e capacidade de 3,7 trilhões de litros de água, tem atraído empreendimentos turísticos de diversas naturezas, envolvendo ecoturismo, gastronomia e condomínios de segunda moradia e lazer. Esse movimento agrega mais empregos e geração de renda e impostos que são revertidos em benefícios para a população local.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura de Silvânia, Valdir Antônio Rosa, com a implantação do Lago Corumbá IV, a cidade conta com um Plano Municipal de Turismo e um projeto institucional que visa alavancar a atividade náutica: “Por meio da chegada dos empreendimentos que promovem o desenvolvimento da cidade, queremos sensibilizar a Goiás Turismo para lutar, juntamente com a Assembleia Legislativa, para a implantação do asfalto, melhoria da internet e alavancar o turismo em nossa região”, afirma.

Silvânia possui seis projetos aprovados e alguns já em construção no entorno do Lago. Um desses projetos é o do condomínio reserva Fazenda Canoa, que já está comercializando lotes para construção de casas de veraneio em estrutura e teve toda a sua primeira etapa comercializada no lançamento.

O potencial turístico em Silvânia é uma janela de oportunidade para proporcionar esse novo ciclo de desenvolvimento, considera o empreendedor Fernando Costa, CEO da FRSC Participações e idealizador do condomínio Fazenda Canoa. “Eu sempre tive uma ligação emocional com Silvânia porque minha família ascendente veio de lá e sempre quis contribuir com a cidade”, compartilha ele. Foram cinco anos dedicados à pesquisa e planejamento de um projeto sofisticado, que une conforto e natureza.

O projeto da Fazenda Canoa, que vai promover mais desenvolvimento para a região, possui 500 mil metros quadrados de área verde e lotes de 700 m² a 1.200 m². Os moradores do condomínio poderão contar com infraestrutura completa de lazer, incluindo centro de esportes, complexo de tênis, ciclovia, beach club lounge com piscina de borda infinita e praia com pier, guarda-barcos e estrutura completa para navegação no lago.

O empreendimento foi desenvolvido pela frente da FRSC Participações, empresa que investe e desenvolve projetos de incorporação e urbanismo no eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, e o projeto é assinado por alguns dos profissionais mais renomados do mercado, o arquiteto Flávio Aleixo e o paisagista Luiz Carlos Orsini. A Fazenda Canoa é também o primeiro lançamento da região com heliponto, projetado de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Curiosidades sobre a cidade

As vias férreas fazem parte da região desde 3 de maio de 1930 e, devido a sua importância, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tombou a Estação Ferroviária de Silvânia (GO) como patrimônio cultural ferroviário nacional, conforme decreto da Lei 11.483/07.

Silvânia, assim como Luziânia e Gameleira de Goiás regem a maior parte da economia local com a produção de mais de 1,1 milhão de toneladas de grãos, cereais e oleaginosas, além de um rebanho de 1,3 milhão de cabeças. É o que aponta um estudo feito em julho deste ano pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG).

A paisagem natural da cidade faz parte da Floresta Nacional (Flona) composta por uma área de 486,60 hectares, que visa proteger espécies endêmicas da natureza e ameaçadas de extinção como o lobo-guará e tamanduá-bandeira, bem como a conservação do Cerrado.


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF