fbpx

Goiás deve ter queda de ocupação de UTI para covid-19 em maio, estima Ismael


0
1 compartilhar

Taxa atual gira em torno de 90%

O secretário de Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou nesta sexta-feira (23/4) que as previsões relativas à taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 estão se confirmando, com projeção, inclusive, de queda em maio. “Hoje, como a gente imaginava para o final de abril, há uma tendência de estabilidade com ligeira queda, então nós saímos dos patamares de 97% e 96% de taxa de ocupação e nos aproximamos de 90% e 89% esta semana”, considerou o gestor. 

A melhora no cenário do sistema de saúde é perceptível, segundo o secretário, também na queda dos números de pedidos diários por UTIs para o atendimento de pacientes com covid-19. De acordo com ele, há cerca de 50 dias é observada uma contínua redução na quantidade de solicitações. Dados do Complexo Regulador Estadual (CRE) indicam que na quinta-feira (22/4) havia 37 adultos com covid-19 aguardando por um leito de UTI no Estado. Em 25 de março, eram 332 pessoas vivendo a mesma situação na lista de espera – no final daquele mês, os números diários da fila ficaram acima de 250. 

“Então, (essa situação) corrobora com aquela avaliação inicial de que teríamos um mês de março com a segunda e a terceira semanas absolutamente críticas, com grande demanda do sistema de saúde. Mas chegando na última semana de março com estabilização e passando abril inteiro alto. E chegando ao final de abril com tendência de queda, para que tenhamos em maio uma queda mais abrupta”, detalhou o secretário de Saúde. 

Segundo Alexandrino, é esse cenário que permite a retomada do funcionamento das atividades consideradas não essenciais no Estado, mesmo que ainda seguindo os protocolos e respeitando o uso de máscara facial e álcool em gel. “Deixamos claro que a pandemia não acabou. Teremos ainda longo percurso a percorrer até que ela se finalize. O ano de 2021 certamente será um ano de cuidado durante todo o seu desenrolar”, afirmou.  

Fonte: A Fonte


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF