fbpx

Goiás participa do plano de retomada do Turismo no Brasil


Goiás participa do plano de retomada do Turismo no Brasil

A iniciativa do Ministério do Turismo promove o retorno seguro e gradual em parceria com instituições públicas, privadas e terceiro setor. Goiás Turismo esteve presente no lançamento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. O Plano Estadual de Retomada será anunciado em breve.

O governo federal lançou, na terça-feira (10/11), a Retomada do Turismo, numa aliança nacional que busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da Covid-19. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O presidente da Goiás Turismo Fabrício Amaral, participou do evento no Palácio do Planalto, representando o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Segundo Fabrício Amaral, que também é vice-presidente da entidade, o plano é fruto da mobilização de várias instituições do País em prol da recuperação do Turismo. A iniciativa promove o retorno seguro e gradual das atividades em parceria com instituições públicas, privadas e terceiro setor. “Além de estarmos inseridos no plano nacional, Goiás também terá seu plano estadual de retomada do Turismo, em parceria com o trade e as instituições. Estamos fazendo o planejamento, e o anúncio será feito em breve”, informou Fabrício.

A Retomada do Turismo reúne um conjunto de programas que buscam resultados efetivos até 31 de julho de 2021. As ações são organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de Turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.

Parcerias

De acordo com o Ministério do Turismo, a adesão à aliança Retomada do Turismo já conta com 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva. Dentro desse planejamento, cada instituição possui uma atribuição voltada para o retorno das atividades turísticas.

Entre as ações desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S, está o incentivo à adoção do “Selo Turismo Responsável” e dos demais protocolos de biossegurança contra a Covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como a difusão de informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Goiás é líder no Centro-Oeste em adesões ao Selo Turismo Responsável, com 349 cadastros já realizados. Além disso, durante a pandemia, o Governo de Goiás conseguiu, junto ao Fungetur, 60 milhões de reais para linhas de crédito destinadas aos empresários do Turismo.

Ainda de acordo com o plano anunciado pelo Ministério do Turismo, as empresas privadas devem aderir aos protocolos de biossegurança e aperfeiçoarem os seus produtos e serviços à realidade pós-pandemia. Devem, também, fornecer orientações aos turistas quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança adotados nas suas unidades, incentivando a conduta responsável de cada cidadão.

As instituições públicas e privadas também devem incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura; definir medidas para a retomada do Turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções; e adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais. O Turismo na Natureza é tido como uma tendência mundial no cenário pós-Covid-19, o que pode ser um diferencial de Goiás nos próximos anos.

Goiás Turismo – (Governo de Goiás)


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF