Notícias

Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Luziânia

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Santa Luzia ou simplesmente Igreja do Rosário, se encontra no bairro do Rosário na cidade de Luziânia, no leste do estado do Goiás, no Brasil.

A cidade de Luziânia, anteriormente o Arraial de Santa Luzia, teve sua origem no ano de 1746, quando uma bandeira vindoura de Paracatu, Minas Gerais, comandada por Antônio Bueno de Azevedo, encontrou jazidas de ouro no Rio Vermelho. A descoberta atraiu uma grande quantidade de pessoas e a cidade logo se tornou um ponto importante na rota do ouro e na estrada do comércio de africanos escravizados vindouros da Bahia, Grão-Pará e Maranhão, atuando como entrada para a Capitania de Goiás. Em menos de um ano, o arraial contava com mais de 10.000 habitantes.

Desde o início da história cidade, a Igreja Católica se mostrou presente na região. O marco inicial de Santa Luzia deu-se por uma modesta casa de oração localizada no topo de um morro ás margens do garimpo e, ao seu redor, o arraial começou a se estruturar, seguindo ruas tortuosas e desordenadas pela ladeira do Rosário. O local dessa capela seria mais tarde onde a Igreja do Rosário seria edificada.

Assim como ocorrido em cidades da mesma época, a primeira grande edificação construída na cidade foi a Igreja Matriz, erguida entre 1765 e 1767. No entanto, apenas a população branca podia frequentá-la. A presença africana na cidade era significativa e, portanto, havia uma forte demanda para uma igreja que abrigasse essa população. Surge, então, a ideia da construção da Igreja do Rosário, a partir de mais de quatrocentas pessoas de raça negra, escravizados e livres. Em uma reunião na igreja matriz, um grande número de pessoas debateu, sob a presidência do vigário José Pires dos Santos, tal pretensão da população negra.

Na data de 2 de junho de 1769, a licença para o funcionamento da igreja foi emitida e deu-se então início à construção.

Atualmente, a Igreja do Rosário se encontra aberta diariamente à visitação pública de 08:00 às 17:00h.

Fotos: @diegobernardini

Coach300x300
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top