fbpx

Novo decreto contra a covid-19 em Goiânia permite festas com até 150 pessoas


0
1 compartilhar

A Prefeitura de Goiânia realizou no início da noite desta terça-feira (11/5) uma coletiva de imprensa em que adiantou algumas das mudanças que serão publicadas no novo decreto municipal de enfrentamento à covid-19 que deve sair ainda esta noite.

A principal delas é a retomada do setor de eventos e de turismo. Festas infantis, de casamento e outros tipos de eventos sociais voltam a ser permitidas com um limite de 150 pessoas, sem pista de dança e respeitando regras sanitárias e limitação de 50% da lotação.

O Zoológico de Goiânia e o parque Mutirama também voltarão a abrir as portas em horários normais com limitação de público em 50% da lotação. A prática amadora de esportes está liberada em todas as quadras, campos e parques. Até então elas estavam limitadas a quatro pessoas.

Feiras, bares, restaurantes, o comércio em geral e o setor de serviços poderão funcionar em horários normais ou ampliados seguindo limitações de lotação e critérios sanitários.

Os bares e restaurantes poderão funcionar com lotação máxima de 50% da capacidade de pessoas sentadas, permitindo no máximo oito pessoas por mesa. Autoriza também apresentação de música ao vivo limitando a quatro integrantes, mas desde que respeite o critério de 2,25 m² por integrante. Fica permitido o uso de brinquedoteca mediante agendamento prévio.

Nas feiras livres e especiais, fica autorizado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, com a capacidade máxima de 30% de sua capacidade total.

Algumas coisas, porém, não mudam: templos religiosos continuam seguindo as regras anteriores com limites de lotação; estádios e eventos esportivos profissionais seguirão sem abertura ao público; o transporte público continuará funcionando com as atuais restrições e embarque prioritário.

O prefeito Rogério Cruz agradeceu a colaboração da população goianiense dizendo que sem ela não seria possível “iniciar a retomada do município de Goiânia, com grande prazer. Teremos uma retomada larga, com grandes benefícios para os empresários, para os comerciantes e para a população”.

Ele ressaltou que a colaboração continuada da população com os critérios sanitários é mais importante do que nunca. “A pandemia ainda não acabou. Portanto, mantenha o distanciamento, continue usando máscara. Estamos chegando a 500 mil pessoas já vacinadas, o que é muito importante para o município de Goiânia. Ainda assim, mesmo quem já tomou a segunda dose, deve usar máscara e manter o distanciamento”.

Ainda segundo o prefeito, a flexibilização vem agora seguindo determinação de decretos anteriores, que estipulavam o início da retomada quando a ocupação dos leitos de UTI na capital ficasse por mais de 5 dias abaixo de 70%. Segundo a prefeitura, a ocupação está a 64% a mais de 10 dias. “Hoje inicia-se o novo normal, e contamos com todos os goianienses”, arrematou Cruz.

Secretário de governo, Arthur Bernardes, afirmou que a flexibilização foi possível pela redução da ocupação e aumento da população vacinada e que novos decretos devem ser publicados conforme estes indicativos melhorem.

Ele também destacou medidas da prefeitura para incentivar os setores de eventos e de turismo com redução da alíquota de ISTI e ISS.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, salientou que os estádios e o transporte continuam limitados por causa das aglomerações. “A doença está aí, o vírus ainda está aí e o risco de novas variantes ainda existe”, alertou, “existe ainda a necessidade da restrição de pessoas, do distanciamento e dos cuidados sanitários”.

O novo decreto municipal deve ser publicado ainda esta noite e passa a valer nesta quarta-feira (12/5) com validade de 14 dias.

Fonte: A Redação


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF