Notícias

Prefeitura de Goiânia distribui flores recicláveis em cemitérios durante feriado de Finados

Materiais feitos de garrafas pet podem ser utilizados para substituir lembranças e decorações que acumulam água e servem como criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio do Núcleo de Educação em Saúde da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, realiza nesta sexta-feira (02), a distribuição de flores de material reciclável em três cemitérios da capital. A ação faz parte da operação “Finados sem Aedes” e os materiais não oferecem risco de se tornarem criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Este é o quarto ano que as atividades são realizadas durante o feriado. Entre os locais visitados estão os cemitérios Vale da Paz, Jardim da Saudade e Vale do Cerrado. A educadora em saúde do Distrito Sanitário Leste da SMS, Rosimeire Morais Campos, trabalhou na confecção das rosas que serão entregues durante o feriado. “A ideia é simples, barata e ajuda a reduzir o número de criadouros do mosquito, diminuindo o risco de proliferação das doenças causadas por ele”, destaca.

Somente no Distrito Sanitário Leste foram produzidas 450 flores. Além das distribuição das lembranças, os educadores em saúde também farão um trabalho de conscientização das pessoas que passarem pelos locais. O objetivo é que utilizem itens que não acumulem água, como vasos, pratos e até papel celofane, comumente utilizado para embrulhar a decoração e que pode dobrar e servir como reservatório de água para proliferação do mosquito.

O trabalho tem um duplo impacto, já que o artesanato utiliza recipientes que antes poluíam o ambiente e serviam para acumular água são utilizados como substitutos para vasos de flores e lembranças para decorar os jazigos. Isso faz a ação ser duplamente benéfica pra cidade, pois além de ajudar na redução dos criadouros do Aedes, ainda é possível reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente”, explica Rosimeire Morais Campos.

Mais Goias

Coach300x300
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top