Veja os poderosos benefícios do pequi para a saúde


Proveniente do cerrado brasileiro, o pequi é um fruto muito popular nos estados do Goiás e Minas Gerais. De cor amarela e aroma e sabor bem característicos, o fruto que possui o nome científico de Souari Nut (Caryocar brasiliense) não costuma agradar a todos os paladares, mas com certeza é sinônimo de amor à primeira vista para muitas pessoas que gostam de experimentar gostos exóticos, principalmente as que moram nas regiões de origem.

Geralmente, o pequi é consumido na forma crua ou cozida, junto a outros alimentos, como frango e arroz, e inclusive em diferentes tipos de receitas gastronômicas típicas mineiras e goianas. Depois de sua popularização, o fruto também ganhou um óleo, que é usado para substituir o óleo de cozinha comum no preparo de vários alimentos.

Para além de seu sabor e aroma, o fato é que o pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados.

Sendo assim, consumir pequi pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de problemas que acometem o nosso corpo. Quer saber mais sobre os benefícios do pequi para a saúde? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra por que o fruto não pode mais faltar nas suas refeições a partir de hoje. Vem comigo!

Protege o coração
Devido às boas quantidades de ácidos monoinsaturados em sua composição, o pequi pode ajudar a proteger o coração contra diversos tipos de doenças, entre elas, a hipertensão, AVC, aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Isso porque o fruto do cerrado brasileiro possui entre os nutrientes os ácidos linoleico, oleico e esteárico, que podem melhorar a oxigenação do organismo, reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue e evitando que este fique acumulado nas nossas artérias e vasos sanguíneos, requisito essencial para evitar problemas cardíacos.

Controla a pressão sanguínea
Outro benefício importante do consumo de pequi que pode ajudar a proteger o coração de problemas é o controle da pressão sanguínea.

Por conter minerais como o potássio em sua composição, que possuem efeitos anti-inflamatórios, o fruto pode auxiliar no alívio da tensão sobre os vasos sanguíneos, ajudando-os a relaxar, o que resulta em um aumento do fluxo sanguíneo e melhora da pressão sobre o coração.

Alivia dores musculares
Vários estudos mostraram que o consumo de pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações, algo muito comum após treinos muito intensos. Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo.

Melhora a visão
O pequi é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, como é o caso do betacaroteno e dos carotenoides, que podem fazer muito bem às nossas células oculares por combater os radicais livres.

Portanto, ao consumir o fruto de forma regular na alimentação, você pode melhorar a visão e prevenir problemas que afetam a retina, como é o caso da degeneração macular, cataratas e cegueira noturna, ambas comuns em pessoas com idade mais avançada e causadas pela ação dos radicais livres.

Faz bem para a pele
Graças ao alto teor de vitamina A e tecoferol presentes em sua composição, o pequi também pode ser usado pelas vaidosas de plantão para cuidar da saúde e beleza da pele.

Esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.

Melhora a digestão
O pequi é um fruto rico em fibras, nutrientes presentes na maioria dos legumes e frutas. Por isso, ele também pode ser muito útil para melhorar a digestão, já que atua no bom funcionamento geral do nosso sistema digestivo.

Portanto, ao incluir o fruto na sua rotina alimentar, você pode ficar livre de problemas como a prisão de ventre, diarreias, inchaços, cólicas e diarreias.

Faz bem para o cabelo
Como falamos no decorrer desse artigo, uma das inúmeras formas de usar o pequi é na sua versão em óleo. O óleo de pequi é muito utilizado na culinária em substituição ao óleo de cozinha tradicional, mas também é uma ótima opção para cuidar dos nossos cabelos, principalmente se os fios estiverem muito danificados.

Isso porque, devido à sua ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante, ele pode ajudar a hidratar as madeixas e combater irritações no couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam fortes e sem frizz.

Geralmente, o óleo é aplicado nos fios pelo menos duas horas antes do banho para deixar o cabelo controlado e macio. Porém, você também pode jogar um pouquinho de óleo dentro do shampoo que você usa na rotina para deixá-lo sempre hidratado, evitar a quebra ou queda e acabar com ressecamento causado pelo sol.


0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments

comentarios

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF