Segurança

Policial que pulou com a torcida do Goiás será homenageado na Assembleia

Atitude do tenente César Salustiano gerou polêmica e abriu uma série de discussões

O POPULAR

O tenente César Salustiano, do Batalhão de Trânsito da Polícia Miltar de Goiás (PM-GO), que ficou conhecido ao aparecer em um vídeo pulando com torcedores esmeraldinos no aeroporto Santa Genoveva, durante chegada da delegação após acesso do clube à Série A, no dia 18 de novembro, será homenageado às 20h desta sexta-feira (30), pela Assembleia Legislativa de Goiás. Salustiano já tem uma medalha e deve receber um certificado de honra ao mérito pelo reconhecimento. A autora da proposta é a deputada Lêda Borges (PSDB).

A atitude do policial gerou a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar por parte da PM. “Um dos papéis pricipais da Polícia Militar é a polícia comunitária, que busca a aproximação com a sociedade. Gostaria de demonstrar o meu apoio ao Tenente César Salustiano. Sou contrária à sindicância contra ele”, afirmou a deputada Lêda Borges.

O episódio repercutiu. O apresentador e narrador Galvão Bueno chegou a dizer que a atitude “é o espírito do futebol no seu estado mais puro”. O profissional comentou ainda que ele estava trabalhando e encontrou um jeito de fazer isso no ambiente do momento. “Sei que abriram inquérito contra ele. Ele estava fazendo o trabalho dele, mas ele é Goiás tanto como os outros caras. Ele fez o trabalho dele dentro do espírito que estava ali.”

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, no dia 20, moção de apoio ao tenente César Salustiano. “Por adotar práticas de interação com as crianças e por estimular condutas de aproximação com os cidadãos durante o serviço prestado, esse policial demonstra ser possível a conciliação de ações de segurança socialmente efetivas com abordagens policiais de respeito à sociedade”, afirmou o presidente Andrey Azeredo (MDB).

O clube esmeraldino também se pronunciou em uma rede social, e parabenizou a Polícia Militar, através do tenente Salustiano, pela atitude. “[..]Mais de mil pessoas no saguão do aeroporto e apenas 15 policiais fazendo seu trabalho. Saldo: nenhum incidente, nenhum papel no chão, tudo na mais perfeita harmonia. É disso que o futebol precisa. É disso que o MUNDO precisa! Parabéns aos atores desta cena inesquecível: @policiamilitargo, representada pelo Tenente César Salustiano – protagonista do vídeo[..]” diz parte da nota.

Vou99_laranja
Faça um comentário

Faça seu comentário

Mais lidas do Mês

To Top