Ministério do Turismo e Visa apresentam Quem Prospera Sempre Alcança, em Goiânia

30/06/2022

20h

Depois de duas temporadas de sucesso, sendo a última online, o espetáculo de teatro musical volta a se apresentar presencialmente. A montagem que mescla circo-teatro e comédia, tem texto e direção de Leonardo Cortez e aborda de forma humorada empreendedorismo e planejamento financeiro. A entrada é franca
 
Goiânia recebe turnê do espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança, nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Teatro Sesc Centro, com entrada franca. Em sua terceira turnê nacional, a peça aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando. Além disso, aborda a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente dos novos empreendedores brasileiros que, até pela falta de empregos agravada pela pandemia da COVID-19, criam os seus pequenos negócios para gerar a sua renda.
 
Em Quem Prospera Sempre Alcança Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. Patrocinado pela Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, em sua terceira edição fará suas apresentações por 15 cidades de 8 estados do Brasil, realizando 45 apresentações gratuitas.
 
A peça começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias. A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.
 
Todas as apresentações contam com interpretação em LIBRAS e programa em Braille.
 
Oficinas - Em contrapartida à Lei Federal de Incentivo à Cultura serão realizadas duas oficinas gratuitas. A proposta é trabalhar o teatro dentro da perspectiva do humor, através da figura do palhaço (Clown). A arte do clown é um exercício de reconhecimento do mundo através da experiência da emoção do corpo. O encontro contará com dinâmicas práticas, sequenciadas de jogos de integração, entrosamento, desinibição, improvisações cênicas e será dedicado para alunos e professores da rede pública.
 
O Projeto
Quem Prospera Sempre Alcança é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e que já demonstrou o pleno domínio da estrutura dialógica e da carpintaria teatral em textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”.
 
A metalinguagem proposta por Quem Prospera Sempre Alcança incentiva o embarque do espectador em diferentes camadas: assim, o entendimento do fazer teatral e as necessidades imperativas para a criação de uma obra se intercalam com a diversão que abre caminhos para a plena absorção da parte conceitual do texto ligada à problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego, educação financeira.
 
E se no início da peça mostra a estrutura sendo revelada aos olhos do público, no decorrer embarcamos no jogo com o mergulho na pura convenção teatral. A partir do cenário montado, novos personagens surgem através do uso de acessórios e figurinos, numa sucessão de cenas com características de esquetes, o que proporciona a absorção da obra inclusive para os transeuntes que estão de passagem pela rua ou que começaram a assistir à peça depois do seu início. Nesse momento do espetáculo, a música e a dança entram como elementos de linguagem cobrando dos atores, versatilidade, energia e multiplicidade de aptidões. Assim, a proposta do espetáculo se concretiza através do fascínio gerado pela sucessão de elementos surpreendentes que revigoram a atenção do público na medida em que o espetáculo se desenrola.

Sem didatismo e com muito humor
 
O autor e diretor Leonardo Cortez explica que Quem Prospera Sempre Alcança não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal. “O espetáculo é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”
 
A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. “Artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima, acrescenta o autor e diretor. Leonardo conta ainda que o espetáculo pode ser apresentado na rua, em parques, escolas e até teatros e que em 2020, com a necessidade do isolamento social, foi feito de forma virtual.
 
Já a diretora de produção Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais físicas, auditivas e visuais.
 
As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. “O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país.
 
Onze personagens
Os atores André Santos e Djair Guilherme dão vida a onze personagens diferentes. A cada cena, novos personagens são evocados pelos dois atores a partir do uso de figurinos e acessórios numa estética que remete ao circo.
 
André Santos conta que voltar às apresentações presenciais é muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. ““Voltar a apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques, escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica. Para ele, a arte encontra atalhos e chega no destino final de qualquer forma.
 
Já Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que eles estão passando e sentindo. ”A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro, e as pessoas vinham conversar com a gente e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo. Vamos pra frente! ”, acredita o ator.
 
SERVIÇO
Quem Prospera Sempre Alcança
Local: Teatro Sesc Centro
Rua 19, 260, Centro
 
Data e Horário das apresentações
. Dia 30/06 (quinta) às 20h
. Dia 01/07 (sexta) às 18h e às 20h
Retirada dos ingressos com uma hora de antecedência.
 
Entrada gratuita
 
Classificação etária: 12 anos
 
Oficinas
As oficinas serão ministradas na escola Gustav Ritter para seus alunos.
Link
Próximos Eventos »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.