14/09/2023 às 12h40min - Atualizada em 14/09/2023 às 12h40min

​Setembro Verde: Hospitais do Estado se unem em campanha por doação de órgãos

HGG, Hugo, Hugol e Heapa são algumas das unidades de saúde da rede estadual que, à noite, são iluminadas em apoio à causa

Em apoio à campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, as fachadas das unidades de saúde do Governo de Goiás, na capital e em Aparecida de Goiânia, estão iluminadas com a cor da esperança durante o Setembro Verde. O tema ainda é um tabu para 64% das famílias goianas, que se recusam a aderir ao gesto de solidariedade.

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) é referência em transplantes de fígado e um dos 10 maiores centros de transplantadores de rins no Brasil. De 2017 a agosto de 2023, a unidade realizou 805 transplantes renais – 92% do total registrados em Goiás – e outros 45 transplantes de fígado. A unidade foi palco da abertura da campanha Setembro Verde, no dia 1º de setembro, que tem o objetivo de intensificar as ações de educação, informação e sensibilização sobre o tema. 


“Estamos vivenciando o Setembro Verde, que é dedicado ao incentivo à doação de órgãos. A Secretaria de Saúde tem programas continuados de conscientização para o desapego", destacou o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, ao lembrar que Goiás registrou, este ano, aumento de 59% nas doações de órgãos. O secretário destaca ainda a atuação dos Hospitais Estaduais de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), referências na captação de órgãos e que também estão com a fachada iluminada de verde, à noite. 

Da mesma forma, estão o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo) e o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa). A iniciativa também conta com apoio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Centro Cultural Oscar Niemeyer, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e Unimed Goiânia.

A programação da campanha inclui ainda ações como a segunda edição do Pedal pela Vida (dia 17/09), que contará com a participação de Patrícia Fonseca, triatleta transplantada de coração; além de homenagem, no plenário da Assembleia Legislativa, a parceiros envolvidos na doação e transplante em Goiás (dia 19/09); e uma blitz com motoristas e entrega de material informativo, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, entre outras. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.