O Parque Marcos Veiga Jardim, atrás do Autódromo Internacional de Goiânia, foi inaugurado no final da tarde desta quinta-feira (2/6) pelo governador Marconi Perillo (PSDB). O tucano conheceu toda a estrutura do local, pelo qual andou ao lado de diversas autoridades estaduais do Executivo, Legislativo goiano e da capital, políticos, familiares dos homenageados, convidados e pessoas que foram conhecer o local.
“Esse parque não é do governo do Estado. Fomos apenas encarregados de construí-lo. É um parque do povo de Goiânia, do povo de Goiás, dos skatistas, ciclistas, dos amantes do vôlei, da música”, afirmou em seu discurso o governador.
A obra foi realizada pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). O espaço pode receber peças teatrais e apresentações musicais, explicou o órgão. O início da inauguração se deu com um mini-amostra da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás no teatro de arena do parque.
O governador e o presidente da Agetop, Jayme Rincón, receberam placas da Associação Overall de Skateboarding em agradecimento à construção da pista para a prática do skate no local.
Pista Lucas Camargo AlvesEmocionada, a jornalista Cileide Alves agradeceu a Marconi e Rincón pela homenagem feita ao filho Lucas Camargo Alves, que morreu em 2002 após cair do skate. “Vou visita-lo aqui, por que creio que não está no local onde foi enterrado”, disse em discurso Cileide. “O Lucas, por falta de lugar para andar, andava de patins e skate no meio da rua. E foi numa dessas que aconteceu o acidente.”
A jornalista contou, durante a inauguração, que o governador visitou o filho muitas vezes enquanto ele ficou internado no hospital após o acidente com o skate. Em homenagem ao filho de Cileide, a pista da modalidade no parque se chama Lucas Camargo Alves, filho da jornalista e do publicitário e escritor Milton Camargo.
“O Lucas, na década de 1990, ele era skatista, mas não tinha pista em Goiânia. E ele batalhou muito, pegou lote baldio, fazia buraco na terra e cobria com madeirite. Ele pediu várias vezes para eu organizar reunião da equipe de skatistas com o prefeito para pedir a pista. Quando a Agetop me informou eu fiquei muito feliz, porque ele tem muito a ver com essa história. Ele foi um dos precursores do movimento para os skatistas terem uma pista de altíssimo nível como essa.”
Marcos Henrique da Veiga Jardim
O parque leva o nome do publicitário, praticante de automobilismo e piloto de avião Marcos Henrique da Veiga Jardim, que nasceu em 1934 e é responsável por ajudar a desenhar o traçado do Autódromo Internacional de Goiânia. Em 1997, ele faleceu quando o avião de acrobacias que pilotava caiu.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Sebastião Juruna, fez elogios ao governador pela parceria entre as administrações estadual e municipal em Goiânia. Coube ao Executivo municipal revitalizar as intermediações do parque. “Do ponto de vista administrativo, não temos divergência, governador”, disse em seu discurso Juruna. (Com informações do Gabinete de Imprensa)