21/09/2023 às 11h18min - Atualizada em 21/09/2023 às 11h18min

​Governo de Goiás vai contratar startups com projetos inovadores para setor público

Primeiro edital do programa GovTech prevê execução de soluções inovadoras a 12 desafios das secretarias de Administração, Educação e Saúde. Cada protótipo aprovado poderá receber até R$ 60 mil em investimento para sua execução



O Governo de Goiás vai contratar startups, empresas de tecnologia ou negócios inovadores para apresentar soluções a desafios governamentais em três diferentes áreas do setor público. O edital do Programa GovTech, primeira iniciativa de inovação aberta do governo estadual, está disponível e as inscrições podem ser feitas pelo site hubgoias.org até o dia 29 de setembro.


O programa foi lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), via Hub Goiás, para que startups desenvolvam soluções para o setor público goiano. Neste primeiro edital foram mapeados 12 desafios, sendo dois da Secretaria de Administração (Sead), cinco da Saúde (SES) e cinco da Educação (Seduc).

As soluções buscadas devem, entre outras questões, dar mais rapidez aos processos administrativos, facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e implantar melhorias no atendimento à população. Também deve resolver questões latentes do serviço público, como criação de ambientes mais seguros, além do combate às falsas informações em saúde (fake news) e à evasão nas escolas.

Todos os desafios estão detalhados no site hubgoias.org/govtech/. Os interessados podem tirar dúvidas pelo e-mail [email protected]. O resultado dos selecionados para a fase de desenvolvimento de protótipo será publicado no dia 20 de outubro e cada protótipo aprovado poderá receber até R$ 60 mil em investimento para a sua execução.

Conexão com o cidadão
“Acelerar a transformação digital, desburocratizar e melhorar o acesso e os serviços prestados pela administração pública por meio de soluções inovadoras e ágeis. Estes são os principais objetivos do Programa GovTech em Goiás. Os desafios têm como foco principal a conexão com o cidadão e o fomento ao ecossistema de inovação”, enfatiza o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

Para o superintendente de Inovação Aberta do Porto Digital, organização que gere o Hub Goiás, Felipe Sabat, a iniciativa é um grande incentivo do Governo de Goiás para o ecossistema de inovação. “Esta é uma grande oportunidade de negócio. Pois, dependendo de o protótipo ser validado, você terá um cliente anjo para investir na execução. Além de ter perspectiva de contratação final com o governo de Goiás”, ressalta.

Foto: Wesley Costa

Legenda: Programa lançado pela Secti, via Hub Goiás, prevê que startups desenvolvam soluções inovadoras para o setor público goiano

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/Hub Goiás — Governo de Goiás


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.