26/09/2023 às 00h42min - Atualizada em 26/09/2023 às 00h42min

Terezópolis de Goiás receberá condomínio modelo em preservação ambiental

Cidade a 18 km de Goiânia e a 17 km de Anápolis, Terezópolis de Goiás prepara-se para receber o condomínio horizontal o Aldeia Santerê Casa e Natureza

Projetado pela Tropical Urbanismo para ser uma referência em sustentabilidade ecológica, ele será implantado no perímetro urbano da cidade, às margens da BR-060. O lançamento está previsto para 16 de setembro.

O projeto terá 800 mil metros quadrados de área verde, o que dá uma uma média de 744 m2 por morador. O número é quase oito vezes maior que a média de área verde por habitante em Goiânia - cidade que já é considerada a segunda mais verde do mundo com seus 94 metros quadrados por habitante, conforme a prefeitura da capital goiana.


“O condomínio reflete muito a cultura da Tropical Urbanismo, que tem um histórico de desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis, a exemplo do icônico Aldeia do Vale, e ao longo dos anos ganhou maturidade e expertise nesta área. Ele também traz muito do desejo da família proprietária da área há mais de 100 anos. Ela queria compartilhar o espaço preservando sua biodiversidade”, disse o gestor da Tropical Urbanismo, Lucas Rodrigues.

Serão apenas 307 famílias a viver no local, uma baixa ocupação seguindo as diretrizes para ocupação do local - sendo menor inclusive do que a permitida pela legislação. Com 553 mil metros quadrados de área interna, o Aldeia Santerê fica em uma região de maior altitude que a capital e terá clima mais ameno, assim como as cidades serranas. O fato de ser rodeado de área verde também reforçará este atributo. 

O projeto traz solução de ocupação para evitar que água e sedimentos do condomínio escorram para a barreira do João Leite. Uma delas serão os swales, que são valas de captação com a função de absorver as águas das chuvas para direcioná-las ao lençol freático. Para garantir ainda mais a segurança hídrica, haverá na parte inferior do condomínio uma bacia de detenção e infiltração para receber qualquer resíduo de água ou excedente em caso de chuvas atípicas 

Serão 110 mil metros de swales no fundo de todos os lotes e,  junto a eles, haverá um pomar com largura de 15 metros e total de 3900 metros de extensão. Com isso, os moradores não terão vizinhos de fundos, mas sim uma trilha natural de frutas, conceituada como Quintal Santerê. “Será um grande colchão verde nas artérias do condomínio, que trará  maior  umidade, menor temperatura, atração de pássaros e animais”, explica Leandro Daher, também diretor da Tropical Urbanismo.

O condomínio horizontal virá com novidades no mercado como o Santerê Club. Com 19 mil metros quadrados, será a maior área de lazer integrada já lançada na região até o momento. Na lista de opções, são 30 itens que incluem academia, quadras diversas, pet place, espaço zen, ecumênico, pista de bicicross e de skate, teatro a céu aberto, espaço multiuso, entre outros.

Leandro explica que o Aldeia Santerê irá atender tanto as famílias que queiram morar no condomínio quanto aquelas que desejam ter uma segunda moradia para os fins de semana. “Este é um conceito  que já existe e foi batizado como ‘resleisure’. Ele une moradia e lazer ao mesmo tempo. A pandemia fortaleceu esta tendência. As pessoas querem o bem-estar em sua rotina, e não apenas em ocasiões especiais”, acentuou.

Outra novidade será a horta com um herbário, em uma área de 600 metros quadrados, para incentivar o plantio de ervas medicinais, temperos e hortifruti, o que inclui também ações educacionais. A área externa, vizinha ao condomínio, há uma reserva natural permanente de 580 mil metros quadrados. Para o local, já está em tratativa com a prefeitura municipal de Teresópolis a implementação de um parque aberto ao público. 

O empreendimento será dotado de rede de esgoto com emissário interligado ao sistema público da Saneago. O condomínio contará a gestão de resíduos sólidos, através da coleta seletiva dos resíduos recicláveis e da compostagem dos resíduos orgânicos. Esses, inclusive, servirão de adubo para a horta e o pomar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.