23/10/2023 às 18h39min - Atualizada em 23/10/2023 às 18h39min

Em Goiânia será instalado 80 novos abrigos em pontos de ônibus na Região Central da Capital

"O nosso cuidado é garantir a segurança e o conforto dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo na Capital"

Autorização foi dada na manhã desta segunda-feira (23/10) durante lançamento do Centraliza, amplo programa de requalificação da Região Central da Capital, lançado pela Prefeitura em comemoração aos 90 anos do município. Outros 140 novos abrigos devem ser instalados ou reformados até dezembro de 2024

Uma das primeiras ações do Programa Centraliza lançado pela Prefeitura de Goiânia, é a instalação de 80 novos abrigos voltados ao transporte coletivo na Capital. A ordem de serviço para início da instalação dos equipamentos foi assinada na manhã desta segunda-feira (23/10) pelo prefeito Rogério, durante solenidade de apresentação do programa de requalificação da Região Central de Goiânia, dentro da programação dos festejos pelos 90 anos do município.


A instalação dos novos equipamentos será realizada por meio de uma parceria público-privada celebrada por meio de um processo licitatório coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que prevê a instalação de mais de 200 novos abrigos em todas as regiões da Capital até o final de 2024.

“O nosso cuidado é garantir a segurança e o conforto dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo na Capital. E escolhemos o Centro para iniciar esse projeto, beneficiando uma quantidade enorme de pessoas que circulam todos os dias pela região”, destaca o prefeito Rogério. 

 
Conforme contrato celebrado com a empresa vencedora da licitação, os abrigos deverão ser construídos com estrutura metálica e vidro temperado, garantindo conforto e segurança aos passageiros. Além disso, todo o calçamento do espaço deve ser adequado às normas inerentes à acessibilidade, com piso tátil e rebaixamento para acesso de cadeirantes.

O primeiro ponto de ônibus a receber a nova estrutura e passar pelas devidas adequações físicas será o localizado na Avenida Tocantins, ao lado do Teatro Goiânia, e que serve de parada para 18 linhas do transporte coletivo na Capital, recebendo diariamente milhares de passageiros. 

Segundo o titular da Seplanh, Valfran Ribeiro, a iniciativa segue determinação do prefeito Rogério para melhorar os abrigos de ônibus em Goiânia, garantindo segurança para o cidadão na espera do transporte coletivo. "Graças a um esforço da gestão conseguimos reverter um processo administrativo que estava emperrado e, com isso, a cidade irá ganhar cerca de 200 novos abrigos e a reforma de outros 500", detalhou.

A expectativa é de que todo o processo de instalação ou substituição dos cerca de 80 abrigos na Região Central da Capital seja realizado até o início de 2024, garantindo mais segurança a todos que usam o transporte coletivo no município.

Ações imediatas
Além da instalação dos novos abrigos, a Região Central é beneficiada com outras ações imediatas, dentre elas, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) realizado no Mercado da Rua 3; obras de recapeamento asfáltico; modernização da iluminação com LED; e o recolhimento de fios excedentes e em desuso de postes da Região Central pelo Programa Cidade Segura. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.