31/10/2023 às 09h48min - Atualizada em 31/10/2023 às 09h48min

Qual é a origem do Halloween e o significado da data no Brasil

O Dia das Bruxas é uma festa importada de países de língua inglesa, mas tem conquistado o coração dos brasileiros cada vez mais

O Dia das Bruxas é uma festa importada de países de língua inglesa, mas tem conquistado o coração dos brasileiros cada vez mais

Quem nunca viu uma festa de Halloween em um filme e teve vontade de participar da tradição de pedir doces, como balas e chocolate, de porta em porta ou de se fantasiar de maneiras assustadoras e divertidas? No Brasil, isso também é possível, já que essa festa tem sua própria versão por aqui: é o Dia das Bruxas.

Comemorado anualmente, no dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas é visto como uma oportunidade de crianças, adolescentes, adultos e pessoas de todas as idades se fantasiarem, saírem pelas ruas pedindo doces e fazendo festas.

 

O que é o Dia das Bruxas?

O Halloween é uma data comemorativa tradicional em países como Estados Unidos e Canadá, na qual a população se fantasia e sai nas ruas para pedir doces de porta em porta.

No Brasil, o Halloween foi traduzido como Dia das Bruxas e se tornou popular nas últimas décadas, principalmente devido a escolas de idiomas que, para fazer com que seus alunos convivessem com a cultura de países que falam a língua inglesa, passaram a promover festas de Halloween.

 

Qual a origem do Dia das Bruxas?

Segundo historiadores, o Halloween tem origem nos povos celtas que habitavam regiões da Europa Central séculos atrás.

Naquela época, era comum celebrar o Samhain, festa que durava três dias — de 30 de outubro a 2 de novembro — onde os povos agradeciam pela abundância da colheita daquele ano e celebravam o fim do verão.

Segundo a crença da época, nessa data, os espíritos de antepassados mortos voltavam à terra para celebrar a data com seus familiares, o que fazia com que as pessoas acendessem fogueiras e usassem máscaras para não serem reconhecidos pelos mortos.

Com o passar dos anos e a dominação do catolicismo pelo mundo, a Igreja Católica viu a necessidade de criar uma celebração para evitar que essa tradição pagã continuasse sendo comemorada pelos povos.

Então, o Papa Gregório III mudou o Dia de Todos os Santos — que antes era comemorado no dia 13 de maio — para o dia 1 de novembro.
 

O dia anterior ao Dia de Todos os Santos passou a ser conhecido então como "All Hallows Eve" (Véspera do Dia de Todos os Santos) nos países de língua inglesa e, com o passar do tempo e a evolução do idioma, se tornou "Halloween", uma data que, apesar do nome novo, ainda celebra tradições celtas de séculos atrás.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.