01/11/2023 às 13h52min - Atualizada em 01/11/2023 às 13h52min

​Confira o que abre e fecha no feriado prolongado de Finados em Goiânia


Prefeitura de Goiânia decreta ponto facultativo na sexta-feira (3/11). O expediente nos órgãos do Executivo Municipal será retomado na segunda-feira (6/11), com exceção às atividades que exijam plantão permanente, como serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização, coleta de lixo, além de unidades de lazer, como o Zoológico e Mutirama, que serão mantidas durante todo o feriado

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na sexta-feira (3/11), após o feriado de Finados. O decreto que dispõe sobre a medida foi publicado na edição desta segunda-feira (30/10) do Diário Oficial do Município (DOM). Os atendimentos, conforme o documento, de urgência e emergência em saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente.

Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros também seguirão em regime de plantão pela Capital. Além desses, a administração municipal manterá opções de lazer, como os parques Mutirama e Zoológico, abertos normalmente durante o feriado prolongado.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira (2/11) para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com operação das 7h às 18h. 

O expediente nos órgãos do Executivo Municipal, que não são classificados como essenciais, será retomado na segunda-feira (6/11).

Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante todo o feriado, a partir de quinta-feira (2/11). O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (6/11), das 8h às 19h.

Comurg
Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços também não sofrerão interrupção. Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar a Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre a testagem ampliada estão disponíveis no link: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-adiante/saude/testagemampliada/. Quanto à vacinação, as unidades plantonistas serão: o Centro Municipal de Vacinação (CMV), UPA Dr. Domingos Viggiano – Jardim América, e o Ciams Urias Magalhães. As três unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Atendimento às mulheres vítimas de violência
O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia. O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal
Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo telefone 153.

Lazer
Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado. O Mutirama funcionará de quinta-feira (2/11) a domingo (5/11), das 10h às 16h, com entrada gratuita. O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira (1º/11) a domingo (5/11), das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria, que custa R$ 5, até às 16h.

CMTC
Os ônibus do transporte coletivo da Capital circulam na quinta-feira (2/11) com programação de horário mista, sendo que as linhas serão operacionais com planilha de sábado e domingo. As linhas expressas com uma frota de 54 ônibus, com 27 disponíveis para o primeiro turno e outros 27 para o segundo turno.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com as seguintes linhas:

- Linha 100: Cemitério Parque/ Jardim das Palmeiras/ Centro, com operação das 7h às 18h
- Linha 101: Terminal da Praça da Bíblia/ GO-020/ Cemitério Memorial, com operação das 7h às 18h
- Linha 102: Terminal Padre Pelágio/ Avenida Perimetral/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 17h30
- Linha 103: Terminal Araguaia/ Cemitério Jardim Esperança, com operação das 7h30 às 17h30
- Linha 105: Terminal Praça A/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 18h

O município recomenda, ainda, aos passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.