04/11/2023 às 10h37min - Atualizada em 04/11/2023 às 10h37min

Enem 2023: veja data da prova, local, horário, dicas e outros detalhes do exame

Enem 2023: veja data da prova, local, horário, dicas e outros detalhes do exame. A prova ocorre neste domingo (5) em vários locais do Brasil

Home Brasil

Qual caneta usar? quais documentos devo levar? com qual antecedência devo chegar? fique informado e veja toda a movimentação para a prova em tempo real

Neste primeiro domingo (5), os portões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e o encerramento será às 19h. Mais de 3,9 milhões de pessoas são esperadas nos locais de prova espalhados pelo Brasil. Os alunos resolverão questões de Língua Portuguesa, Ciências Humanas, língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol); além de redação.

Veja mais detalhes do exame:

O local de prova de todos os participantes está informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do participante. Consulte logo neste sábado (4) e veja quanto tempo leva da sua casa até lá. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

Na temida redação, o quesito que mais tira pontos dos brasileiros na prova do Enem é a competência 5, que exige que o candidato apresente um argumento para o tema escolhido. Diferentemente de outros momentos em que o estudante também terá que usar todo seu poder de argumentação, nesse item de correção — chamado de “proposta de intervenção” —, ele deverá chegar no fim do texto com uma solução para o problema apresentado, ou seja, uma conclusão. Veja dicas dadas por professores e especialistas ao GLOBO.

Ao todo, são cinco os itens considerados na correção:
1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
2) compreender o tema e não fugir da proposta da redação;
3) organização das ideias;
4) coesão e coerência; e
5) proposta de intervenção.

Cada uma delas vale 200 pontos. O resultado máximo é 1.000 — que, em 2022, só foi atingido por 32 pessoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.