13/11/2023 às 09h51min - Atualizada em 13/11/2023 às 09h51min

Ministério da Justiça recebeu mulher de líder do Comando Vermelho duas vezes

Reuniões não estavam na agenda oficial

Agência Estado
Assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, receberam dentro do prédio do ministério uma integrante do Comando Vermelho duas vezes neste ano. Conhecida como "dama do tráfico amazonense", Luciane Barbosa Farias esteve em audiências com dois secretários e dois diretores da pasta de Dino num período de três meses. O nome dela não consta nas agendas oficiais. 
 

Procurado, o Ministério da Justiça admite que a "cidadã", como se referem a Luciene, foi recebida por secretários do ministro Flávio Dino, mas afirma que ela integrou uma comitiva e era "impossível" o setor de inteligência detectar previamente a presença dela. Agendas públicas de autoridades costumam trazer informações sobre os demais participantes das reuniões, e não apenas da pessoa que pediu a agenda. 
 
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, considerado o "criminoso número 1" na lista de procurados pela polícia do Amazonas, até ser preso em dezembro do ano passado. Ela e o marido foram condenados em segunda instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Tio Patinhas cumpre 31 anos do presídio de Tefé (AM). Luciane foi setenciada a dez anos e recorre em liberdade. 
 
No Amazonas, o marido de Luciane ficou conhecido por ostentar a "fama de indivíduo de altíssima periculosidade, com desprezo à vida alheia". O Ministério Público relata que ele possui poder econômico advindo do tráfico de drogas e costuma ser cruel com seus devedores, "ceifando-lhes a vida sempre que os crimes em que se envolve lhes torna credor", segundo um trecho da denúncia do procurador Mário Ypiranga Monteiro Neto, de agosto de 2018. 

Os métodos violentos de Tio Patinhas marcam a crônica policial do Amazonas. Em abril de 2019, um homem foi encontrado morto em Manaus com um cartaz no rosto: "devia Tio Patinhas". Num ataque a um motel, um homem foi morto com tiro na cabeça e outro ficou ferido, ambos vítima de execução comandada pelo traficante. Tio Patinhas também já posou para foto segurando uma metralhadora de artilharia antiaérea calibre.30, capaz de abater aeronaves e atravessar veiculos blindados.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.