14/11/2023 às 09h53min - Atualizada em 14/11/2023 às 09h53min

​Prefeitura de Goiânia começa atender pacientes em consultórios móveis na porta do Hugol e Hecad

Unidades montadas em carretas recebem pacientes de Goiânia com menor gravidade, classificados com fichas azul e verde. Iniciativa foi tomada após Governo de Goiás anunciar que os dois hospitais passam a focar no atendimento de pacientes mais graves

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a atender nesta segunda-feira (13/11), em unidades móveis estacionadas na porta do Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad) e Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), os pacientes classificados com fichas azul e verde que são casos de menor gravidade. 

Nas carretas, cada uma contendo três consultórios, sala de medicação e recepção, são recebidos os pacientes de Goiânia, que agora não serão mais atendidos nos hospitais estaduais, como anunciado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). São aquelas pessoas classificadas com fichas azul e verde. Os profissionais das carretas fazem o atendimento e, se necessário, encaminham para os Cais, Upas, Ciams e unidades de Atenção Primária. 


Arthur, de 11 anos, foi um dos primeiros pacientes atendidos na carreta em frente ao Hecad. “Quero ficar bom logo, quero jogar bola na quarta-feira e fazer muitos gols”, falou, ao chegar. Ele foi levado pela mãe, Camila Cambuí, que explicou que o filho não vinha se sentindo bem há três dias. “Ele tem tido febre e às vezes vômitos, então trouxe ele aqui no Hecad por ser mais perto de casa”, disse. 

Após o atendimento, Camila foi orientada a procurar uma unidade de Atenção Primária ou de pronto atendimento do município. “Da próxima vez, não vou trazer ele aqui, entendi que o atendimento no Hospital da Criança agora vai ser para as crianças mais graves”, concluiu. 

A mesma orientação foi dada a Genilto Silva, tio-avô da pequena Maria Cecília, de quatro meses, que também foi atendida na unidade móvel. Ela, que tem uma irmãzinha gêmea, chegou com sintomas gripais e sem querer mamar. “A mãe delas sempre vai à Upa, mas hoje decidimos trazer aqui, mas da próxima vez vamos levar lá na Upa mesmo”, disse o tio-avô. 

As carretas vão funcionar 24 horas, todos os dias, por aproximadamente dois meses, como explica o secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara. “Essa fase é mais para orientar o paciente e também para não deixar ele sem o primeiro atendimento. Se houver necessidade, as carretas ficam por mais tempo, mas se não, removemos em 60 dias".

O secretário também fala da importância de fortalecer a Atenção Primária. “Na verdade, o que queremos é que todos sejam atendidos adequadamente, e para que isso ocorra é necessário que as pessoas entendam que o melhor lugar para elas é na Atenção Primária. Ali o atendimento é sempre com o mesmo médico, que vai fazer o acompanhamento da forma como deve ser e, com isso, evitar que chegue ao ponto de a pessoa precisar ir até a uma unidade de urgência”, diz Pollara. 

A Prefeitura de Goiânia disponibilizou o site  https://www.goiania.go.gov.br/urgenciaemergencia/ para facilitar os usuários do SUS a identificarem uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. 

Atenção Primária
A Rede de Atenção Primária de Goiânia, composta por 75 unidades, sendo 53 USFs e 21 CSs, oferece consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além do acompanhamento de idosos, crianças e gestantes. A população é incentivada a procurar essas unidades para casos como gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, bem como para o controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. 

Agendamento
Todos os atendimentos ambulatoriais de pediatria, clínico geral, ginecologia/obstetrícia e generalistas, podem ser marcados gratuitamente por meio do Teleconsulta, pelo número 0800 646 1560, que atende todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Além disso, é possível agendar para a especialidade de pediatria pelo WhatsApp, utilizando o número (62) 3524-6305, ou pelo aplicativo Saúde Fácil, disponível para sistemas Android e iOS. 

Pediatria/ urgência e emergência
O atendimento pediátrico de urgência e emergência em Goiânia é realizado de forma descentralizada em quatro unidades de saúde da Capital, sendo duas delas com funcionamento 24 horas por dia e outras duas com atendimento das 7h às 19h. Para isso, as quatro unidades de saúde que oferecem o atendimento especializado em pediatria estão localizadas nas regiões de Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste.  

Dessas, duas unidades oferecem atendimento 24 horas: o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Campinas, em Campinas, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.   

Vale lembrar que, no caso da pediatria, das quase oito mil vagas disponíveis para atendimento infantil menos de três mil foram utilizadas em setembro. A SMS enfatiza que o uso apropriado das vagas de pediatria não apenas promove um melhor acompanhamento da saúde das crianças, mas também reduz a sobrecarga nos serviços de urgência e emergência, prevenindo aglomerações e transmissão de doenças.  

Atendimento adulto/ urgência e emergência
Para atendimento de paciente adulto, a Rede de Saúde de Goiânia é composta por 13 unidades, que são: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Cândida de Morais, Cais Campinas, Cais Finsocial, Cais Vila Nova, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América), UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia (UPA Chácara do Governador), UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste), UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itapu), UPA Novo Mundo.  

Fotos/SMS 

Legenda:
Prefeitura de Goiânia começa a atender pacientes em consultórios móveis na porta do Hugol e Hecad 



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.