Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
17/11/2023 às 10h49min - Atualizada em 17/11/2023 às 10h49min

​Prefeitura de Goiânia prepara mudas para plantio no ArborizaGYN 3.0

Programa será lançado no dia 22 de novembro, no Residencial Jardins do Cerrado 2

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia
Paulo José
A Prefeitura de Goiânia produziu e adquiriu por meio de Termos de Compensações Ambientais mais de 100 espécies de árvores para o plantio nos espaços públicos da Capital. Somente em outubro deste ano, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) registrou movimentação de mais de 70 mil mudas de árvores no Viveiro Samabaia. Algumas das espécies serão destinadas para o ArborizaGYN 3.0, que neste ano plantará 90 mil mudas de árvores em alusão ao aniversário de 90 anos da Capital. O plantio ocorrerá em área de reflorestamento, no dia 22 de novembro, a partir das 9h, no Residencial Jardins do Cerrado 2.

“Nossa maior produção é de mudas nativas do Cerrado. Daqui do viveiro saem as mudas plantadas nos mais de 60 parques da Capital, nas Áreas de Preservação Permanente e áreas de reflorestamento como a do ArborizaGYN 3.0 e do programa Disque-Árvore, que planta a muda para o morador na porta de sua casa”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.


O Viveiro Samambaia foi implantado pela Prefeitura de Goiânia através de convênio firmado com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que viabilizou o espaço. Atualmente, a produção de mudas é realizada por servidores operacionais da Amma com orientação de biólogos e agrônomos da Superintendência de Gestão Ambiental e Licenciamento.

Disque-Árvore
De janeiro a setembro deste ano, 1.113 mudas do Viveiro Samambaia foram plantadas em calçadas de moradores da Capital por meio do Disque-Árvore. O plantio pode ser solicitado pelo WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 9 9639-7495, com orientação técnica da Amma e sem custos ao morador.

Durante a solicitação, o cidadão responderá a um formulário do Google e enviará dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliarão as condições do local e indicarão a melhor espécie para ser plantada naquele. São considerados largura da calçada, fiação elétrica, entrada da garagem e até a encanação de esgoto.

A partir disso, o plantio será agendado e, na data e local estipulados, a equipe realizará da forma correta e orientará sobre os cuidados. A Amma leva para o plantio a muda de árvore, gradil para proteção e compostagem, que é uma mistura com folhas das podas de árvores de parques da Capital e outras matérias orgânicas.


"Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp"
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.