12/09/2016 às 10h15min - Atualizada em 12/09/2016 às 10h15min

Cerveja no café da manhã? Prática conquista adeptos no Brasil

Sim, é possível incluir a cerveja na primeira refeição do dia. Veja as dicas
cervejeiros_cafedamanha_1

cervejeiros_cafedamanha_1

Feita com cereais e através de fermentação, a cerveja era considerada um pão líquido pelas culturas antigas. Então nada mais natural do que harmonizá-la com o café da manhã, certo? Se no Brasil consumir álcool antes do meio-dia é algo muitas vezes reprovável, em países como Alemanha e Bélgica é uma prática comum. E, se feita com moderação, pode ser uma boa pedida para a primeira refeição do dia.

E foi justamente inspirado nessa cultura que o Botto Bar, no Rio de Janeiro, (espero que venha logo pra Goiás), realiza desde 2013 um café da manhã. “A proposta foi trazer um pouco dessa tradição para o Brasil”, explica o mestre cervejeiro e sócio do bar, Leonardo Botto, uma das figuras mais respeitadas da cena cervejeira brasileira. Oferecido sempre no primeiro domingo do mês, a cada edição homenageia uma das escolas cervejeiras – as clássicas alemã, belga e inglesa, além da nova norte-americana –, mas sem esquecer do Brasil.

O primeiro foi o Bávaro, da Alemanha, que inclui os tradicionais pretzels, geralmente harmonizados com cervejas Helles e Weizenbier. “Ou uma harmonização clássica, que são as Weisswurst (salsicha branca) com Weissbier”, sugere Botto.

cervejeiros_cafedamanha_2

cervejeiros_cafedamanha_2

Cervejinha domingo de manhã

O bar fica lotado nos domingos de café. A aeroportuária Renata Padilha, 29 anos, e a figurinista Carol Campos, 30, já foram duas vezes conferir a combinação e aprovaram. “Cerveja sempre combina”, brinca Renata. As duas também levam em conta a origem do prato na hora de selecionar a cerveja e, na última edição, beberam uma Amber Lager junto com o café da manhã norte-americano. “A gente pensou no café e, por ser uma Lager americana, achamos que combinaria”, explicou Carol. Quem também aproveitou foi a designer e cervejeira Samantha Bondarovsky, 25, que não vê problema em tomar cerveja pela manhã. “Eu tomo cerveja em qualquer momento”, disse. Para acompanhar o café norte-americano, Samantha optou uma Belgian Pale Ale produzida no Brasil.
cervejeiros café da manhã 3 (Foto: Hans Georg)

cervejeiros café da manhã 3 (Foto: Hans Georg)

Sommelier dá dicasO sommelier de cervejas José Raimundo Padilha dá algumas dicas para inserir a bebida na primeira refeição do dia. Uma delas é buscar teores alcoólicos moderados e transformá-la em drinque. Também dá para usar os insumos como malte para a produção de pães e muffins. É o que ocorre com o alemão Früstück (que significa café da manhã), uma mistura de 60% de suco de laranja com 40% de cerveja Weiss. “Primeiro, a cerveja de trigo tem um teor alcoólico moderado, não é muito alto. E quando você dilui ela no suco de laranja, fica com esse teor alcoólico mais diminuído”, comenta.
Confira algumas dicas:

Bolo de fubá – Clássico na mesa dos brasileiros, o bolo de fubá com café pode ser servido com uma cerveja que possui carga de café, como Coffee Porters, Stouts ou Dark Ales com adição de café. “É uma harmonização que acho muito interessante, em que pode substituir a bebida pela cerveja, por similaridade”, explica José Raimundo Padilha.

Misto quente – Aqui Padilha indica outra bebida feita com a cerveja. “Pode substituir um café com leite por um frapê de cerveja”, diz. O sommelier indica o uso de uma Imperial Stout batida com sorvete, pois mesmo mais alcoólica, a cerveja não será usada totalmente e estará diluída. “Vai ter a sensação de boca de um cappuccino, de café com leite”. Embutidos – São também muito comuns em cafés. A copa, por exemplo, pode ser harmonizada com uma Rauchbier, que é defumada. Linguiças podem combinar com American Pale Ale ou mesmo IPA. “Pode até mesmo arriscar com uma Saison. Acho que é refrescante para o café da manhã”, comenta Padilha. As tiras de bacon fritas ou pratos onde ele é destaque podem ser harmonizados com Rauchbier, Doppelbock ou Dubbel. Frutas – Comum no café da manhã em várias partes do Brasil, as frutas também podem ser harmonizadas com cervejas. As cervejas Weiss vão bem com banana, melão, maçã e compotas de frutas. Já o morango pode ser acompanhado por uma Fruit Beer. “Uma cerveja que está na moda e que vai bem com melão é a Berliner Weisse. Acho que a Berliner é muito boa para o café da manhã”, analisa Padilha.
cervejeiros café da manhã 5 (Foto: Hans Georg)

cervejeiros café da manhã 5 (Foto: Hans Georg)

A cervejeira Samantha Bondarovsky aproveitou com a família o café da manhã com cerveja.
Fonte: Somos todos cervejeiros/G1
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.