24/11/2023 às 10h43min - Atualizada em 24/11/2023 às 10h43min

Fundador do Jornal Diário da Manhã, Batista Custódio, morre aos 88 anos

Luminar da imprensa nacional, Batista fundou jornais que enfrentaram a ditadura e lutaram pela liberdade de expressão

Fundador dos jornais "Cinco de Março" e Diário da Manhã, o jornalista Batista Custódio não suportou complicações de uma pneumonia e faleceu na manhã desta sexta-feira, 24, no Hospital São Francisco. O profissional tinha 88 anos e seguia atuante no jornal, pautando e editando a capa em colaboração com os demais editores. Em casa, Batista se alojava em sua biblioteca, de onde polia as palavras e fazia de seu texto barroco-informativo uma arma a favor de sua indignação.

O jornalista deixa esposa e cinco filhos.

A família ainda não tem maiores detalhes sobre velório e enterro do editorialista, mas familiares de Batista estão eternizados no tradicional cemitério Santanna, no setor dos Funcionários, em Goiânia.

Batista enfrentou dois meses de internação e uma recente cirurgia na mandíbula. Também convivia com um câncer de pulmão.

		Imprensa perde Batista Custódio

Imprensa perde Batista Custódio

Divulgação

 

Considerado um dos maiores jornalistas e editorialistas do país, Batista comandou redações com os melhores profissionais do jornalismo brasileiro, caso de Washington Novaes e Aloysio Biondi. Sob sua batuta, ganharam prêmio Esso e outras condecorações, como o terceiro lugar de Melhor Veículo de Comunicação do Brasil, honraria concedida pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1984.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.