26/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 27/11/2023 às 06h01min

Chanceler indicada por Milei discute posse e Mercosul com Mauro Vieira

Reunião ocorreu neste domingo (26) em Brasília. Diana Mondino levou ao ministro o convite para a posse do argentino no dia 10 de dezembro.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/chanceler-indicada-por-milei-discute-posse-e-mercosul-com-mauro-vieira




O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu neste domingo (26), em Brasília, a deputada argentina eleita Diana Mondino, chanceler designada pelo presidente eleito Javier Milei. 



Segundo publicação do Itamaraty na rede social X (antigo Twitter), Vieira recebeu, na ocasião, o convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da posse do argentino no dia 10 de dezembro.



Notícias relacionadas:

O comunicado do Itamaraty aponta que foram discutidos também aspectos da relação bilateral e do atual estágio das negociações Mercosul e União Europeia. A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.






Diplomacia



A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina no dia 19 de novembro levanta dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas com o Brasil devido às posturas do candidato ao longo da campanha. 



Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai. 



O presidente eleito disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países. 



A Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.  

 



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/chanceler-indicada-por-milei-discute-posse-e-mercosul-com-mauro-vieira
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.