28/11/2023 às 09h48min - Atualizada em 28/11/2023 às 09h48min

​Prefeitura de Goiânia alerta sobre risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti durante o período chuvoso

Mesmo com a queda de casos de dengue, gestão municipal reforça a importância dos cuidados preventivos para evitar criadouros do mosquito transmissor de doenças; medidas simples podem fazer a diferença

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz um alerta sobre os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Apesar da queda de casos de dengue na Capital em relação ao ano anterior, a SMS enfatiza a importância de manter os cuidados preventivos nos imóveis para eliminar possíveis criadouros do vetor.

A Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS realiza ações de combate ao Aedes aegypti ao longo do ano, que envolve forças-tarefa, atividades educativas, visitas domiciliares, bloqueios e recolhimento de pneus. Com o início das chuvas, essas ações são intensificadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), que alertam a população sobre a necessidade de evitar o surgimento de criadouros.

O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca que, em comparação com o ano de 2022, houve uma redução significativa de 58,1% nos casos confirmados de dengue, totalizando 18.095 casos registrados até o momento. “Mesmo com essa queda, é importante manter a vigilância e os esforços para evitar novas infestações do mosquito”, cita.

Em relação aos óbitos, foram registrados seis casos neste ano, uma diminuição expressiva em comparação aos 59 de 2022. “A SMS mantém como meta reduzir ainda mais os casos graves e zerar as mortes associadas à dengue”, frisa, ao enfatizar que a prevenção é a principal forma de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. 

Medidas simples, como a verificação regular de caixas d’água, a limpeza de calhas, o armazenamento adequado de lixo e a cobertura de recipientes que possam acumular água, são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito.

Dengue: sintomas e cuidados
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dor abdominal intensa.

Medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada
- Colocar areia nos pratos de plantas
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal
- Limpar as calhas
- Cobrir piscinas
- Cobrir bem a cisterna
- Deixar as lixeiras bem tampadas
- Limpar a bandeja externa da geladeira
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
- Cobrir bem todos os reservatórios de água



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.