A Mostra Internacional de Cinema Fantástico acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Cine Cultura, com exibição gratuita de 37 filmes nacionais e internacionais de terror, fantasia e ficção científica e muito mais. Abertura do evento será marcada por uma homenagem ao cineasta Dennison Ramalho, que participará de um debate com o público, após a exibição de uma seleção especial de suas obras
A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada de 7 a 10 de dezembro de 2023, no Cine Cultura, que fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, em Goiânia (GO). O festival realiza sua histórica 15ª edição, este ano, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC, por meio do edital de fomento aos festivais e eventos 8/2023.
Na programação, exibição gratuita de 37 filmes de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, oficinas, homenagem, lançamentos e uma novidade: a sua inserção no Troma Latin America Film Festival – Part II, que celebra o legado da Troma Entertainment, produtora independente mais antiga dos EUA e mundialmente famosa por clássicos como O Vingador Tóxico – que acaba de ganhar um remake hollywoodiano com os astros Peter Dinklage (Game of Thrones) Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Kevin Bacon.
Além de uma programação impecável, a MMarte Produções, realizadora do evento, “sempre prima pelo cuidado na escolha dos artistas responsáveis pela identidade visual da CRASH. Desta vez, esta preocupação foi aumentada pela efeméride: 15 edições de um festival de cinema de gênero não são para qualquer um”, observam Márcia Deretti e Márcio Jr., dupla à frente da MMarte Produções. A artista CRASH 2023 é Amanda Miranda (1995), artista gráfica, diretora de arte, ilustradora, designer e autora de histórias em quadrinhos. Ela usa cores destacadas para abordar temas espinhosos e insólitos. Violência, gênero e horror corporal são alguns dos tópicos recorrentes em seus trabalhos autorais.
Amanda Miranda Por suas obras jornalísticas, a paulistana foi finalista do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Arte, em 2020. No ano seguinte, foi listada como destaque na categoria de Arte e Arquitetura da Forbes 30 under 30, 2021. Como freelancer, já trabalhou para clientes como Adobe, Netflix, Mubi, Pulitzer Center, The Intercept Brasil, Jornal O Globo, UOL e Agência Pública.
Destaque inconteste na cena contemporânea dos quadrinhos brasileiros, publicou A Urna (Monstra), Juízo (edição independente) e Aparição (Ugra). Seu mais recente trabalho na área consiste em uma participação na já histórica antologia Braba, lançada nos Estados Unidos pela prestigiadíssima editora Fantagraphics Books – e publicada no Brasil pela Mino.
Recorde de inscrições A CRASH 2023 encerrou as inscrições para sua edição 2023 com quase 600 filmes inscritos. Das 598 inscrições feitas entre o dia 28 de agosto deste ano até 10 de outubro, o Brasil ocupou o primeiro lugar, com 336 filmes, ou seja, aproximadamente 57% das produções. Em segundo lugar aparece a Espanha, com 60; o terceiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com 32; França vem na sequência, com 20; Canadá, com 17; e Alemanha, Irã e Reino Unidos se fazem presentes com 11 obras cada um. Ao todo, 47 países enviaram produções que passarão pela seleção do júri.
“Tivemos cerca de cem inscrições a mais do que o ano passado, o que demonstra o sucesso crescente da mostra, mas, principalmente, a retomada do setor do audiovisual no Brasil, uma vez que o maior número de inscritos são de produções nacionais”, observa Márcia Deretti, que junto com Márcio Jr., ambos da MMarte Produções, são os realizadores da CRASH.
A curadoria da mostra é assinada pelos especialistas André LDC, Beatriz Saldanha, Carlos Primati, Gurcius Gewdner e, ainda, por Márcio Jr. e Márcia Deretti (integrantes da Escola Goiana de Desenho Animado) para a seleção dos filmes de animação.
Mostra de filmes Nesta edição, serão exibidas 37 obras de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, nos gêneros terror, ficção científica e fantasia. A programação pode ser conferida pelo site https://www.mostracrash.com/programação-1.
A CRASH elegerá os melhores filmes em quatro categorias: Melhor Curta-Metragem Nacional, Melhor Curta-Metragem Estrangeiro, Melhor Animação e Melhor Longa-Metragem.
Os filmes vencedores serão escolhidos por um júri formado por Ciro I. Marcondes, Keith Valéria Tito, Renné França, Amanda Miranda, Frederico Carvalho Felipe, Law Tissot, Dani Fiuza, Dustan Oeven e Lima Neto.
Oficinas gratuitas Uma das oficinas deste ano é Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror 'Queer', conduzida pela pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo Beatriz Saldanha. A oficina explora a representação LGBTQIA+ na história do cinema de horror, destacando como o gênero tem sido uma lente para discutir questões sociais e culturais.
Outra oficina é Criação de Trilhas Sonoras para Filmes de Terror, com o músico e compositor de trilhas sonoras Paulo Beto, onde os participantes mergulharão na importância da trilha sonora no cinema de terror e como ela ativa emoções primordiais e instintos de sobrevivência nos espectadores.
Homenageado: Dennison Ramalho Para celebrar sua 15ª edição, a CRASH terá́ o renomado diretor e roteirista brasileiro de filmes e séries de terror Dennison Ramalho como convidado especial. No dia 7 de dezembro, a partir das 19h, o festival irá exibir dois de seus filmes: Ninjas (2011) e também Morto Não Fala (2019), seu longa-metragem de estreia que, inclusive, foi vencedor do Special Jury Award no Fantasia Internacional Film. Em seguida, às 21h30, o cineasta participará de um bate-papo com o público.
Troma e lançamentos Este ano, a CRASH passa a integrar o Troma Latin America Film Festival – Part II, que marca o início das celebrações dos 50 anos da Troma Entertainment, fundada em 1974 por Lloyd Kaufman e Michael Herz. Com isso, os amantes das obras da lendária produtora poderão conferir três de seus filmes: A Maldição do Homem-Cervo, umas das produções mais recentes da Troma que, inclusive, está participando da competição de longas da CRASH; Morto pela Tentação, a estreia do hoje astro Samuel L. Jackson nas telas; e o cult Herdeiros do Mal. A exibição ocorrerá nos dias 08, 09 e 10, respectivamente, sempre às 21h.
A CRASH também continuará sua tradição de lançar livros e publicações relacionados ao gênero fantástico, oferecendo aos participantes uma oportunidade de se aprofundarem na teoria e análise cinematográfica. Nesta edição, haverá lançamento e sessão de autógrafos das HQs Juízo, de Amanda Miranda, e Balsamus, de Karolyne Rocha e Jordhan Carlos, nos dias 8 e 9 de dezembro, respectivamente, às 19h. Já no dia 10, no mesmo horário, acontecerá o lançamento da HQ Tem Sido um Esforço, de Max Andrade.
Sobre a CRASH A CRASH, originalmente chamada de TRASH – MOSTRA GOIANA DE VÍDEOS INDEPENDENTES, foi o primeiro evento audiovisual do Estado de Goiás, com sua primeira edição ocorrida entre os dias 9 e 11 de julho de 1999, no Centro Cultural Martim Cererê. Tem como foco a produção audiovisual mais alternativa e independente do País. A CRASH é uma mostra competitiva e, sobretudo, um canal para a exibição de experiências audiovisuais do gênero fantástico (terror, ficção científica e fantasia).
SERVIÇO 15ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico Data: 7 a 10 de dezembro de 2023 Horário: dia 7, a partir das 19h; dias 8 e 9, a partir das 15h30; dia 10, a partir das 14h Local: Cine Cultura - Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, Goiânia (GO) Mais informações: https://www.mostracrash.com/ Entrada gratuita