09/12/2023 às 08h48min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h48min

​Covid-19: Estado libera reforço da bivalente para idosos e imunocomprometidos

SES segue recomendação do Ministério da Saúde diante da identificação de novas sublinhagens do vírus no país e disponibiliza vacina aos municípios goianos

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Foto: Iron Braz
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), liberou a dose de reforço da vacina bivalente contra covid-19 para idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos. A orientação consta na Nota Técnica nº 83/2023, publicada pelo órgão federal na terça-feira (05/12). Até a publicação, a bivalente só estava disponível para a primeira dose. Com a recomendação do MS, os municípios goianos, que já estão abastecidos, passam a disponibilizar o reforço para os grupos de idosos e imunocomprometidos.

O documento foi emitido após a identificação de duas sublinhagens de uma variante da covid-19 no Brasil (JN.1 e JG.3). “O estado do Ceará identificou essa nova variante da Ômicron, que fez com que o número de casos naquele estado aumentasse. E por isso essa recomendação para que idosos e imunodeprimidos tomem mais uma dose da vacina bivalente. Lembrando que a orientação vale para quem já tomou a última dose há seis meses ou mais”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim. 


O imunizante está disponível nas 989 salas de vacinação em todo o estado. Atualmente, a cobertura vacinal para a bivalente em Goiás é de 13,22%. Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, também podem buscar a dose de reforço: portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico. “Se você está nessa situação, a recomendação é procurar um posto de vacinação no seu município e atualizar sua caderneta”, recomenda a superintendente. 

Em Goiás, já foram registrados ao longo de 2023 um total de 110.463 casos confirmados de Covid-19, com 452 óbitos pela doença. Ainda não há registro das subvariantes JN.1 e JG.3 no estado, conforme o último sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-Go), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, a XBB.1 é a subvariante com maior representatividade em Goiás. 





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.