14/12/2023 às 16h18min - Atualizada em 15/12/2023 às 00h00min

Fósseis repatriados da França vão para museu no Ceará

Pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, retirados da Chapada do Araripe, vão integrar o acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/fosseis-repatriados-da-franca-vao-para-museu-no-ceara




A secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, recebeu nesta quinta-feira (14) os 998 fósseis datados do período cretáceo, com mais de 90 milhões de anos, repatriados da França. As peças já haviam sido simbolicamente entregues ao Brasil no ano passado, em uma cerimônia na França.



A devolução pelo governo francês finaliza o caso iniciado em 2013, quando os bens contrabandeados foram apreendidos durante inspeção de rotina realizada por funcionários da Alfândega francesa, em um contêiner que saiu do Brasil em direção ao país europeu. Foram descobertas 650 placas de Formação Crato com fósseis de crustáceos, insetos e plantas e 348 nódulos de animais fossilizados em cobertura de argila.



Notícias relacionadas:

Após a apreensão, as peças passaram por perícias em museus da França, que confirmaram a origem e autenticidade do material.



Os fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, foram retirados ilegalmente da bacia que corta a Chapada do Araripe, no Cariri cearense. Algumas peças estão em perfeito estado de conservação dos tecidos.



Agora, as peças vão integrar o acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, em Santana do Cariri. Os fósseis também serão exibidos em exposições itinerantes.



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/fosseis-repatriados-da-franca-vao-para-museu-no-ceara
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.