15/12/2023 às 09h00min - Atualizada em 15/12/2023 às 09h00min
Rearboriza Goiânia planta 170 mudas de árvores no Centro da Capital
Com mais essa ação ambiental, que faz parte do projeto de requalificação ‘Centraliza’, gestão Rogério alcança a marca de 383 mil mudas plantadas em todas as regiões da Capital
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia
Fotos: Jucimar de Sousa O prefeito Rogério lançou, na tarde desta quinta-feira (14/12), o “Rearboriza Goiânia” no Centro da Capital. A 3ª etapa da ação de plantio de árvores é realizada dentro do Programa Centraliza, como prevê o plano de requalificação do Setor Central da Capital. A ação tem início imediato, com plantio de 170 mudas de árvores nativas do Cerrado ao longo das avenidas Tocantins e Araguaia, dentre as espécies aroeira pimenteira, resedá, ipê jardim e aroeira salsa, todas de pequeno e médio porte.
“Nós temos um olhar especial para o Centro de Goiânia. Dentro do Centraliza, temos vários projetos a serem executados, dentre eles a arborização, uma vez que sabemos que hoje o setor é repleto de prédios, por isso a requalificação passa também pelo plantio de árvores”, afirma o prefeito Rogério, ao destacar que a escolha das mudas é resultado de análise e estudos técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
O presidente da Amma, Luan Alves, explicou o processo de planejamento do plantio no Centro, que envolve largura de calçada, tamanho de quadra, tipo de fiação elétrica e aspectos relacionados à acessibilidade. “São árvores de pequeno porte que não vão atrapalhar a fiação, não vão atrapalhar a calçada, isso pensando e planejando o futuro. O plantio nessas duas avenidas hoje, 170 mudas, resulta em um espaço bem arborizado, de acordo com os estudos técnicos”, pontuou.
Satisfeito, o comerciante Waldir de Oliveira acompanhou o plantio de um ipê jardim na calçada de seu estabelecimento. “Gostei demais, porque aqui essa árvore vai dar uma sombra boa pra nós. Estou muito satisfeito, esse plantio foi um presente de Natal pra mim”, agradeceu.
Em outros setores de Goiânia, moradores também podem solicitar o plantio de árvores em suas calçadas pelo WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 9-9639-7495. Basta o solicitante preencher o formulário e enviar as fotos da calçada. Técnicos da Amma avaliarão os aspectos da calçada e indicarão a melhor espécie para plantio, que será realizado pelo órgão ambiental.
Rearboriza A 2ª etapa do Rearboriza Goiânia foi realizada em junho deste ano na Rua Quintino Bocaiúva, no Setor Campinas. A via recebeu 150 mudas que foram cuidadas pela Amma e pela população em 3,78 quilômetros, revitalizando o bairro considerado o mais quente e menos arborizado de Goiânia por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia. A rua havia sido arborizada anos atrás, mas perdeu tal característica após a retirada de árvores, muitas das quais já doentes, e a expansão do comércio na região.
Em ambos os casos, as mudas plantadas já estão jovens, em médio porte, o que colabora para a melhoria do clima na região.
Centraliza A gestão municipal tem dedicado atenção especial à Região Central da Capital com o plano de requalificação do Centro de Goiânia – Programa Centraliza, que visa estimular e atrair investimentos no traçado histórico da cidade. A proposta inclui incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização, com descontos que chegam a dez anos, além de investimentos em recapeamento asfáltico, troca de iluminação por LED e a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para a cidade.