02/01/2024 às 10h21min - Atualizada em 02/01/2024 às 10h21min

​Prédios da Praça Cívica começam a ganhar cara nova

Já é possível notar a renovação das fachadas dos edifícios históricos, como do Centro Cultural Marietta Telles Machado que recebeu os tons branco e salmão

Secretaria de Estado da Cultura - Governo de Goiás
Fotos: Kamila Brandão
Aos poucos a Praça Cívica está ganhando cor. A reforma das fachadas dos prédios iniciada no final de julho deste ano pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), avançou e agora, cinco meses depois, já é possível ver novas tonalidades ganhando espaço entre o verde das árvores do berço da capital goiana. 

O Centro Cultural Marietta Telles Machado, que foi o primeiro a ter as obras iniciadas, já está em fase avançada, com grande parte do prédio com as cores nos tons de branco e salmão. Atualmente, está sendo pintada a parte interna do pátio e instaladas pingadeiras metálicas. 


"Antes da pintura fazemos um trabalho de reforma na fachada, fazendo reparos nas rachaduras, marquises e pingadeiras; corrigindo fissuras, trincas, infiltrações e demais problemas comuns em prédios como esses. É um trabalho para preservar e também valorizar o nosso patrimônio histórico e dar vida a esse espaço tão importante para os goianos", ressalta a secretária de Estado, Yara Nunes. 

O investimento do governo estadual foi de R$ 3,5 milhões e o resultado já começa a ser visto. Um novo tom de azul e branco também é notado na praça. É o prédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que está recebe obras de pinturas nas fachadas frontal, lateral esquerda e direita.

O Palácio das Esmeraldas já teve as trincas e fissuras reparadas, e atualmente, é feita a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal. A obra no prédio ainda inclui os acabamentos da parede e guarda-corpo. Nesse caso, a tradicional cor verde permanece. 

No cronograma do primeiro semestre de 2024 ainda estão o início das obras no prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga. 




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.