02/01/2024 às 11h06min - Atualizada em 02/01/2024 às 11h06min

​Prefeitura de Goiânia trabalha na emissão do IPTU e ITU de 2024

Conforme anunciado pela gestão do prefeito Rogério, tributos não serão reajustados até o ano de 2025, e passarão apenas por correção inflacionária do período. Contribuintes começam a receber cartas com boletos da primeira parcela ou de cotas únicas nas próximas semanas

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia está concluindo a impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício do ano de 2024. Os contribuintes devem receber os documentos emitidos pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) a partir da segunda quinzena do mês de janeiro. Em relação ao Imposto Territorial Urbano (ITU), as guias de pagamento devem ser emitidas através do site www.goiania.go.gov.br.

Conforme o cronograma elaborado pelo município, o contribuinte poderá realizar o pagamento à vista, com desconto de 10%, no dia 20 de fevereiro de 2024. A data também é o limite para aderir ao parcelamento, que poderá ser feito em até 11 vezes, com a última parcela para o dia 20 de dezembro de 2024. Vale lembrar que os imóveis com valor venal de até R$ 157 mil são isentos do pagamento do imposto, se enquadrando no programa IPTU Social. 


Em 2023, segundo o prefeito Rogério, o projeto beneficiou cerca de 70 mil famílias. “Trabalhamos e conseguimos isentar todas essas famílias do pagamento do IPTU. Todas elas recebem a notificação dos Correios, informando que não precisam se preocupar em quitar o imposto. Esse benefício leva dignidade para muitos cidadãos”, pontua o gestor. 

Com a atualização do Código Tributário do Município de Goiânia, sancionada pelo prefeito Rogério em dezembro de 2022, o IPTU do goianiense passou a ser corrigido somente pela inflação. O contribuinte continua tendo a facilidade de optar pelo pagamento realizado por PIX, cartão de crédito ou débito.

De acordo com o secretário municipal de Finanças da capital, Vinícius Henrique Alves, a previsão é de que todos os carnês sejam entregues até o dia 15 de fevereiro. “Já acertamos com os Correios essa data limite para a entrega dos boletos, justamente para o contribuinte se organizar em relação ao pagamento do imposto. Mas, se por algum motivo o carnê não chegar, a solicitação de uma segunda via pode ser feita em uma agência do Atende Fácil ou em nosso site”, comenta.

Confira o calendário de pagamento do IPTU 2024:
1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
2ª parcela: vencimento em 20 de março
3ª parcela: vencimento em 22 de abril
4ª parcela: vencimento em 20 de maio
5ª parcela: vencimento em 20 de junho
6ª parcela: vencimento em 22 de julho
7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
10ª parcela: vencimento em 20 de novembro
11ª parcela: vencimento em 20 de dezembro


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.