02/01/2024 às 11h08min - Atualizada em 02/01/2024 às 11h08min

​Com 205 áreas verdes e mais de 60 parques, Goiânia é a Capital mais verde do Brasil

Cidade supera em quase oito vezes a recomendação da ONU de áreas verdes por habitante, investe em iniciativas que transformam o ambiente urbano e proporciona mais qualidade de vida à população

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Foto: Jackson Rodrigues
A crescente urbanização e a expansão das grandes cidades impõem desafios significativos à preservação do meio ambiente e ao bem-estar de suas populações. Em meio a esse cenário, Goiânia surge como um exemplo ao se consolidar como a capital mais verde do Brasil, com 205 áreas verdes e mais de 60 parques que oferecem qualidade de vida à sua população.

O concreto e o asfalto das grandes metrópoles frequentemente dificultam a manutenção de espaços verdes e contribuem para o aumento das temperaturas e a perda da qualidade do ar. No entanto, a Capital goiana destaca-se ao priorizar a preservação ambiental em seu planejamento urbano. Com suas unidades de conservação, a cidade goiana supera em quase oito vezes a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante.


Além disso, Goiânia mantém o título de segunda capital mais verde do mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá. O prefeito Rogério Cruz enfatiza o comprometimento da gestão municipal com a preservação ambiental e destaca a implantação de programas e projetos que evidenciam essa política ambiental adotada na cidade.

"Sempre digo que podemos transformar Goiânia na cidade mais verde do planeta. Queremos chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação, do cuidado com o meio ambiente e da responsabilidade de cada um nesse processo”, pontua o prefeito, ao enumerar que em sua gestão projetos e programas foram implantados com o objetivo de fazer valer esse almejado título. "Criamos o Disque-Árvore, o ArborizaGyn, o Rearboriza Goiânia, inauguramos sete parques, revitalizamos a grande maioria e estamos trabalhando muito por uma Goiânia cada vez mais verde", avalia Rogério.


O reconhecimento de Goiânia como a capital mais verde do Brasil, com 94 metros quadrados de área verde por habitante, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, é reflexo direto das iniciativas implantadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “A cidade busca manter e fortalecer esse título por meio de políticas públicas ambientais bem elaboradas, contribuindo para uma convivência harmoniosa entre urbanização e preservação ambiental”, frisa o presidente da Amma, Luan Alves.

Maior unidade
Algumas das áreas verdes que comprovam o trabalho ambiental realizado pela Prefeitura de Goiânia é o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, maior unidade de conservação da cidade, com mais de um milhão de metros quadrados, contribui significativamente para a defesa da mata nativa e dos recursos hídricos em meio ao ambiente urbano. O parque fica na divisa dos setores Jardim Santo Antônio e Pedro Ludovico, e cumpre papel na defesa da mata nativa e de recursos hídricos dentro do ambiente urbano de Goiânia, servindo como espaço de preservação da cabeceira do córrego Botafogo. O local conta com áreas de contemplação e lazer, e espaços destinados a estudos e pesquisas, além de um belo anfiteatro ao ar livre, que fica de frente para o lago principal.

Além de tantos outros, a Capital conta também com o Parque Cascavel, situado na divisa de três bairros, oferece pet place, parque infantil e pistas de caminhada, proporcionando bem-estar e lazer aos goianienses. O parque infantil é equipado com brinquedos construídos em eucalipto tratado e pavimentação em areia. Há ainda pistas de caminhada e, junto ao lago, um mirante em eucalipto tratado para permitir o acesso dos visitantes à baía.

O Parque Nova Esperança, no setor de mesmo nome, é outra preciosidade de Goiânia. Além da arborização nativa, que encanta os visitantes, o local possui pista de caminhada, academias ao ar livre e estação de ginástica. Esses são apenas alguns que disponibilizam muitas atrações e auxiliam na manutenção da qualidade de vida da população de Goiânia. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.