Quem já visitou Goiás e a região central do Brasil já deve ter provado deste fruto exótico, que é a cara da culinária goiana. O pequi é o fruto do pequizeiro, uma árvore suntuosa que pode chegar a 12 metros de altura. Por fora, o alimento se assemelha a um avocado – aquele abacate com que se faz o guacamole e outras delícias mexicanas –, mas por dentro, em vez de um caroço verde-amarelado, se encontram algumas bolinhas laranja-vivo, que possuem um aroma todo característico.
Você já experimentou o pequi alguma vez? Sabe como este fruto delicioso pode te ajudar a dar um up na sua saúde e ainda melhorar as suas receitas? Então vem com a gente conferir este artigo sobre os benefícios do pequi e de quebra aprender algumas receitas deliciosas com esse ingrediente típico do cerrado brasileiro!
O que saber antes de comer pequi?
Antes de se animar com os benefícios do pequi e correr para comprar esse fruto no mercado, é preciso saber de um detalhe muito importante: a polpa do pequi contém diversos espinhos que podem machucar a boca e a língua. Por isso, na hora de consumir o alimento, seja cauteloso! Não morda o pequi! Procure roê-lo com cuidado, evitando a região central do fruto, pois é ali que se encontram os espinhos. Ou, caso prefira, você também pode utilizar uma faca para cortar a polpa em tirinhas, assim como se faz com as mangas. Tomado esse cuidado, é só aproveitar os benefícios do pequi e todo o sabor que ele pode oferecer in natura e nas suas receitas!
Além de ser delicioso, o pequi apresenta uma série de benefícios para a saúde! Confira abaixo quais são eles:
A vitamina A é um dos micronutrientes que não são produzidos no corpo humano; sendo assim, para obtê-la é preciso consumir alimentos de origem vegetal ou animal. Esse nutriente serve para manter a saúde dos olhos e dos tecidos, pois ele ajuda a preservar e renovar as células adequadamente. A boa notícia para os amantes desse fruto é que ele é fonte de vitamina A – cerca de 100g de pequi contém 20mg desse nutriente –, sendo esse um dos melhores benefícios do pequi.
As fibras alimentares são componentes nutricionais derivados de vegetais, grãos e leguminosas, como feijão, arroz integral, aveia, soja etc. A presença das fibras representa um ótimo benefício do pequi, pois ajuda a regular o intestino, diminuindo a incidência de prisão de ventre e gases. Além disso, as fibras contribuem para a redução do açúcar no sangue, o que pode ajudar no controle do diabetes.
Benefício do pequi: é fonte de vitamina C
Como você já deve saber, a vitamina C está muito presente nas frutas cítricas, como a laranja, e é uma grande aliada no combate a gripes e resfriados. Um dos benefícios do pequi é ser rico nesse componente. Mas a vitamina C não serve apenas para fortalecer a imunidade! Ela também ajuda a acelerar a produção de colágeno, mantendo a elasticidade e jovialidade da pele, além de melhorar a absorção de ferro, o que auxilia a produção de hemácias e auxilia no transporte do oxigênio no sangue.
A presença das gorduras só aumenta a lista de benefícios do pequi. Mas a gordura não está na contramão da saúde? De modo algum! A gordura ‘’boa’’ possui um papel importantíssimo no organismo, é ela que auxilia na manutenção da temperatura corporal, no transporte de vitaminas, além de armazenar energia. As gorduras são positivas se forem monoinsaturadas, justamente a variante presente no pequi. Isso porque elas ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom colesterol (HDL), o que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a desregulação desse composto, além de poder auxiliar até no emagrecimento.
Os benefícios do pequi também podem ser encontrados por meio da extração do óleo presente na amêndoa, aquela parte cheia de espinhos. Lembre-se de ser cuidadoso ao manusear o alimento, para não se machucar! O óleo de pequi possui um alto poder anti-inflamatório, que ajuda a diminuir as reações causadas por inflamações na pele. Além disso, o óleo também ajuda a hidratar e a proteger a cútis contra os malefícios dos raios solares.
Agora que você já conhece os benefícios do pequi para a sua saúde, chegou o momento de aprender como aproveitar ao máximo essas coisas boas de uma maneira deliciosa! Para isso, nós preparamos algumas receitas simples e gostosas para você utilizar esse ingrediente aí na sua cozinha.
Arroz com Frango e Pequi: e nós não poderíamos iniciar por outra receita. O arroz com frango e pequi é um clássico que mostra o melhor da culinária goiana! A receita é superfácil de fazer e fica pronta rapidinho, o que faz dela uma ótima pedida para aqueles dias em que você quer dar uma variada no tradicional cardápio de arroz e feijão – e o melhor é que de quebra você aproveita todos os benefícios do pequi.
Salada de Milho-Verde e Pequi: para quem precisa de uma entrada rápida e cheia de sabor, essa receita de salada de milho-verde com pequi é uma ótima alternativa! O modo de preparo é muito simples, basta colocar a acelga, o alface, e a cenoura ralada em uma travessa e depois acrescentar o pequi e o milho-verde.
Flan de Pequi: e dá para fazer também receitas doces: a sua sobremesa também pode conter os benefícios do pequi! O modo de preparo é simples: basta dissolver a gelatina e levar ao fogo em banho-maria, depois misturar todos os ingredientes, bater no liquidificador e levar à geladeira por algumas horas.
Curtiu essas dicas de receitas? Elas são uma forma deliciosa de incluir os benefícios do pequi na sua alimentação diária! E se você quiser conhecer as características de outras comidas e como elas podem ajudar a melhorar a sua saúde e disposição, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Que Bem Que Faz!
Não, pois o caroço do alimento contém alguns espinhos que podem causar sérios machucados na boca e na língua.
Sim! A casca contém muito dos benefícios do pequi por concentrar diversos nutrientes que fazem bem para a saúde.
Não. Muito pelo contrário! Os benefícios do pequi são mais absorvidos quando o fruto é consumido in natura. Mas não se esqueça de ter cuidado com os espinhos contidos no caroço!