16/01/2024 às 14h33min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h00min

Advogado Marco Aurélio de Carvalho é o entrevistado do DR com Demori

Programa será exibido nesta terça (16), às 22h, na TV Brasil. Versão radiofônica será transmitida às 23h, na Rádio MEC e na Rádio Nacional.​

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/advogado-marco-aurelio-de-carvalho-e-o-entrevistado-do-dr-com-demori




O jornalista Leandro Demori​ conversa com o jurista Marco Aurélio de Carvalho​ na edição inédita do programa DR com Demori​, apresentado nesta terça (16), às 22h, na TV Brasil​. Conhecido por sua atuação em prol das prerrogativas profissionais dos advogados, Marco Aurélio aparece pouco na mídia, mas é uma das figuras centrais da política brasileira.



A produção da emissora pública tem uma versão radiofônica transmitida no mesmo dia, mais tarde, às 23h, na Rádio MEC e na Rádio Nacional. O conteúdo ainda pode ser conferido no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da TV Brasil​.



Efeitos do ativismo judicial



Notícias relacionadas:

Fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio entrou para a militância política aos 12 anos de idade. Na entrevista, ele traça um panorama sobre o contexto de 2014, quando surge o grupo formado majoritariamente por profissionais do direito como professores, procuradores, juízes aposentados, defensores e advogados criminalistas ou não.



"Na verdade, muita gente acha que a origem está ligada diretamente à Lava Jato. Não está e nem principalmente, pelo menos em seu início", recorda sobre a preocupação dos colegas mobilizados. "Criamos o grupo como uma espécie de observatório da democracia para acompanhar os fatos", define.




Brasília (DF) 07/11/2023 – Advogado Marco Aurélio de Carvalho, é o convidado do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori´.<br /> Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Brasília (DF) 07/11/2023 – Advogado Marco Aurélio de Carvalho, é o convidado do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori´.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil






Advogado Marco Aurélio de Carvalho é o convidado do programa DR com Demori - Joédson Alves/Agência Brasil



Marco Aurélio aprofunda a reflexão sobre os princípios do Grupo Prerrogativas. "Desde sempre, a gente denunciou os efeitos nefastos do chamado ativismo judicial. É uma moeda com duas faces: de um lado a politização do Judiciário e de outro a judicialização da política", analisa o especialista.



"Defendemos o combate rigoroso à corrupção, mas esse combate tem que acontecer dentro das regras da lei. Não podemos corromper o sistema de Justiça a pretexto de combater a corrupção, e foi o que a Lava Jato fez", argumenta sobre como a operação definiu um alvo preferencial para criminalizar. "Talvez tenha sido o maior escândalo de um sistema de Justiça na democracia moderna", sugere Marco Aurélio.



Ele lembra que no começo os integrantes do Prerrogativas não encontravam eco. "Durante parte importante desse processo, no começo, em 2014, 2015 e 2016, a gente falava para a gente mesmo. Mas sabíamos nosso objetivo", pontua o advogado. "Nunca nos escondemos na conveniência do silêncio", afirma.



Durante o papo com Leandro Demori, Marco Aurélio ressalta a importância do jornalismo em denunciar o caso. "Com o trabalho da Vaza Jato, nós pudemos disputar uma releitura de tudo que tinha acontecido até então desde 2014. Ajudou demais. Foi determinante para esse processo sem a menor dúvida", diz.



Sobre o programa



O talk show Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente DR com Demori, traz personalidades do mundo da política para um papo mais íntimo e direto, todas as terças-feiras na TV Brasil. Já passaram pela mesa nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a deputada federal Erika Hilton, o psicólogo Alexandre Coimbra e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.



A atração vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na emissora pública. DR com Demori tem janela alternativa aos sábados, às 19h30, e aos domingos às 22h30. Disponível no app TV Brasil Play, a nova produção ainda é veiculada pela Rádio Nacional e pela Rádio MEC na programação de terça, às 23h.



Serviço



Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 16/1, às 22h, na TV Brasil



Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 16/1, às 23h, na Rádio Nacional e na Rádio MEC



Dando a Real com Leandro Demori – terça-feira, dia 16/1, para quarta-feira, dia 17/1, às 3h30, na TV Brasil



Dando a Real com Leandro Demori – sábado, dia 20/1, às 19h30, na TV Brasil



Dando a Real com Leandro Demori – domingo, dia 21/1, às 22h30, na TV Brasil



Dando a Real com Leandro Demori – domingo, dia 21/1, para segunda-feira, dia 22/1, às 4h, na TV Brasil



 



Com informação da Agência Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/advogado-marco-aurelio-de-carvalho-e-o-entrevistado-do-dr-com-demori
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.