18/01/2024 às 17h26min - Atualizada em 18/01/2024 às 17h26min

Condomínios horizontais seguem na preferência dos goianos

Segundo pesquisa, lançamentos desse tipo de empreendimento aumentaram quase 40% no segundo semestre de 2023. Projetos migraram para Região Metropolitana de Goiânia

Em Goiás, os empreendimentos horizontais, o que inclui loteamentos fechados e condomínios de casas estão entre os produtos mais procurados no mercado imobiliário. Pelo menos é o que indica uma recente pesquisa encomendada pela Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) e pelo Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi Goiás) à consultoria Brain Inteligência Estratégica. O levantamento feito em Goiânia e em outros 19 municípios da Região Metropolitana mostra um crescimento de quase 40% no volume de lançamentos deste tipo na região metropolitana de Goiânia, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 (2.892 unidades lançadas) e o mesmo período em 2023 (4.046 unidades lançadas). O volume de vendas líquidas de unidades nesses empreendimentos horizontais também tem crescimento significativo, com um aumento de 15,4% no mesmo período analisado. 

A pesquisa também aponta que os empreendimentos imobiliários horizontais estão migrando para a região metropolitana, não se limitando mais apenas à capital. Das 2.517 unidades vendidas em loteamentos fechados e em condomínios horizontais de casas até junho deste ano, quase 90% (89,6%) foram em empreendimentos lançados em municípios da região metropolitana da capital ou bem próximos como Aparecida de Goiânia e Trindade.


“Além da carência de grandes áreas para este tipo de projeto na capital, a qualidade de vida e segurança, unidas ao baixo custo de vida dessas cidades do entorno, ajudam a potencializar ainda mais essa demanda", diz o engenheiro Raoni Artiaga, que está à frente da Aoka Urbanismo, empresa que está levando um condomínio horizontal para Trindade. "Nós precisamos de 300 mil metros quadrados de área para receber nosso projeto, o Santíssimo Casa e Lazer. É uma área a 6 minutos do centro da cidade. Em Goiânia, um lugar com distância equivalente inexiste", compara ele.

Além da disponibilidade de áreas, Raoni lembra que pesquisas apontam a demanda por parte dos moradores locais por estruturas mais modernas para viver, como segurança e lazer. "Com isso, a gente acaba elevando o padrão construtivo da região", avalia. No caso do projeto do Santíssimo, além de uma área de lazer com praças, playground, área gourmet com churrasqueira, forno de pizza e fogão à lenha, piscinas adulto e infantil, salão de festas, academia, quadras poliesportiva, campo de futebol e quadra de areia, além de portaria 24 horas equipada com tecnologia de segurança, o projeto traz também um mercado autônomo. A empresa também irá implantar um parque ambiental na entrada do condomínio, em uma área externa a ele, beneficiando toda a comunidade.

Outro benefício dos condomínios horizontais na região metropolitana é a movimentação econômica. "Desde a fase de obras das casas, o comércio de materiais de construção e contratação de mão-de-obra movimentam a economia local. Depois, com a conclusão das casas, o comércio de conveniências tende a intensificar na vizinhança para atender aos novos moradores, que gera também oportunidades para prestadores de serviço voltados para a manutenção das residências", destaca Raoni Artiaga.


Municípios se desenvolveram

Outro fator que tem estimulado o lançamento dos condomínios horizontais em cidades na grande Goiânia, é também o forte avanço no desenvolvimento urbano, econômico e social experimentado por muitos municípios da região metropolitana. Exemplo disso é Aparecida de Goiânia. Segundo explica o incorporador Eduardo Oliveira, sócio-diretor da CINQ Desenvolvimento Imobiliário, empresa que só nos últimos cinco anos construiu dois condomínios horizontais na cidade e acaba de lançar mais um, nas imediações da avenida São Paulo, Aparecida de Goiânia deixou de ser uma cidade dormitório para ser uma cidade de migração positiva. “Muitas pessoas do Brasil estão vindo para o município atrás de oportunidades e melhoria de vida. E é justamente isso que estamos desenvolvendo na região”, enfatiza o incorporador.

O Parqville Figueira é o mais recente lançamento da Cinq. O condomínio, que receberá 295 famílias, dispõe de uma infraestrutura completa de lazer e acessibilidade, além da implantação da primeira agrofloresta em zona urbana em seu projeto paisagístico. A empresa, que é especializada em projetos de condomínios horizontais, também possui um empreendimento já construído e entregue em Trindade: o Parqville Quaresmeira, projeto que também traz o elevado padrão construtivo presente na linha Parqville da Cinq, com destaque para monitoramento de segurança 24 horas, trilha em área verde, ciclovia, e ampla infraestrutura de lazer que inclui academia ao ar livre, quadra de tênis, campo de futebol  e quadra poliesportiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.